Menu

10 lugares para conhecer a partir de Gramado e Canela

10 lugares para conhecer a partir de Gramado e Canela
10 lugares para conhecer a partir de Gramado e Canela

Gramado e Canela
são dois dos melhores destinos turísticos do Brasil. 

Muita gente vai dizer "ah, mas o Brasil tem lugares muito mais bonitos!". E eu concordo. Não disse que a Serra Gaúcha seja o lugar mais bonito do país, eu disse que é um dos melhores

Porque? Por que o acesso é super fácil, porque tem atrações para todas as idades, agradando de crianças a idosos, porque tem uma rede hoteleira fantástica, que atende a todos os bolsos, porque tem restaurantes maravilhosos...precisa mais???

Pois tem mais. Muuuuito mais: hoje eu quero falar justamente de passeios que você pode fazer a partir de Gramado e Canela. 

Se você vier para passar vários dias na Serra Gaúcha, pode ser que as inúmeras atrações dessas duas lindas cidades se esgotem, ou você pode simplesmente querer ir além e conhecer um pouco mais do Rio Grande do Sul, em passeios "bate e volta" ou até que envolvam um ou mais pernoites em outras cidades da região. 

Para quem está pensando em dar uma "esticadinha" - eu ammmmo esticadinhas! - é que eu fiz este post, com dicas de passeios legais perto (e nem tão perto assim...) de Gramado!

Como eu já comentei quando expliquei como ir de Porto Alegre a Gramado, a cidade fica a pouco mais de 100Km da capital dos gaúchos, se você usar a Rota Romântica para chegar lá. 




Se usar o caminho que nós preferimos, por Taquara, são 136Km de estrada.

Se quiser fazer umas comprinhas, você já pode dar uma paradinha no caminho, como a Francine Agnoletto explicou neste post do blog Viagens que Sonhamos, sobre o Platinum Outlet

Se quiser saber mais sobre a famosa Rota Romântica, veja este post da Susana Spotti do blog Viagem Simplesmente

As duas cidades (Gramado e Canela) estão praticamente grudadas, de tantas atrações que vêm sendo construídas na Avenida das Hortênsias, que liga uma à outra. Mas, se você contar do centrinho de Gramado ao centrinho de Canela, são 8Km de distância.

Atenção: todas as distâncias indicadas abaixo no post foram calculadas no Google a partir de Gramado, e não de Canela!

Não deixe de ler também o nosso guia das principais atrações do Natal na Serra Gaúcha!

Para ver tudo o que já escrevemos sobre Gramado e Canela, com dicas mastigadinhas de roteiros: Gramado e Canela - post índice e dicas de roteiros :)

1. Nova Petrópolis (34Km)

O bate e volta, que pode ser feito de carro alugado (muito recomendável) ou com um passeio organizado, até a colônia alemã de Nova Petrópolis (34Km) é super indicado. 

Aqui tem um post em que eu explico tuuuudo sobre Nova Petrópolis:




Lá em Nova Petrópolis, um dos passeios mais bacanas é o Parque Aldeia do Imigrante

Aliás, foi lá que, há muitos anos, nós tiramos a nossa foto à moda antiga de imigração alemã, no Studio Photographico Velhos Tempos.  








Outro passeio muito recomendado é o Labirinto Verde - as crianças vão gostar!



Não esqueça de tirar uma foto turistona no pórtico de entrada da cidade, uma torre "medieval" de 25 metros de altura!


Dormimos uma vez lá na Pousada Felícia, na Rua Schwarzwald, nº 63, muito boa, bem pertinho do Parque do Imigrante!

Para comer, uma dica boa e barata é o Restaurante Ponto Máximo - de pizzas e fondue - na Rua Rui Barbosa, nº 386, ou ainda um dos melhores cafés coloniais da Serra Gaúcha, o Opa´s Kaffeehaus, na Rua João Leão, nº 96. 

Recomendamos também o Restaurante Colina Verde, de comida alemã, um pouco mais caro, mas que vale a pena!





A loja mais incrível da cidade é a Kukos, com dezenas de relógios-cuco à venda, vindos diretamente da Floresta Negra na Alemanha 😙


2. Três Coroas (25Km)

Em Três Coroas existem duas atrações imperdíveis. 

A primeira, o templo budista Khadro Lingé um local sagrado para os budistas, um lugar colorido, que transpira serenidade e tranquilidade. 

Como o templo não abre todos os dias, consulte dias e horários antes da sua visita no site

A entrada é gratuita, e eles aceitam doações para a manutenção do templo. 

Se você nunca esteve num país de maioria budista, esta será uma chance inigualável de conhecer um pouco mais desta filosofia/religião: estupas, rodas de oração, mantras, bandeiras de orações...todos os grandes símbolos budistas estão lá. 




A segunda atração que você vai encontrar por lá é o rafting

Nós fizemos há anos atrás, e foi suuuuper legal! Aliás, acho que foi um dos melhores raftings que já fizemos! 

Infelizmente, não lembro o nome da empresa que nós usamos, mas existem várias que oferecem o passeio bate e volta a partir de Gramado e Canela (foi assim que nós fizemos), então procure indicações e escolha a sua!

Pode ter certeza que esse passeio no Rio Paranhana será inesquecível!

Quem escreveu mais sobre Três Coroas foi a Claudia Bins, do blog Mosaicos do Sul

3. São Francisco de Paula (45Km)

A paisagem é linda, típica dos altos da serra, com coxilhas e campinas onduladas, pastagens, araucárias e cachoeiras. 

E, como plus, tem o Lago São Bernardo e uma livraria que é uma verdadeira miragem 😏

Contei tudo sobre a nossa última visita a São Chico aqui:


4. Bento Gonçalves e Vale dos Vinhedos (107Km) 

A zona de colonização italiana da Serra Gaúcha pode ser visitada num bate e volta, mas bem que merece pelo menos dois pernoites!

A atração mais divertida de Bento Gonçalves, que inclui também as cidades de Garibaldi e Carlos Barbosa, é o passeio de Maria Fumaça, com direito a bandinhas, degustação de queijos e vinhos, show de tarantela...uma verdadeira festa italiana!

É um passeio turístico de trem a vapor com duração de 2 horas (23Km), que tem diversas saídas durante a semana. 

Preço: R$ 80,00 por pessoa. Crianças até 5 anos não pagam - a partir de 6 anos, tarifa normal. 

Mais informações aqui. Faça reservas com antecedência! 

Observação: cuidado com a bebedeira! A alegria era tanta que, no final do passeio, o Peg já estava dançando funiculi funicula no corredor da Maria Fumaça com uma nonna italiana do Coral!!!

A Francine Agnoletto, do blog Viagens que Sonhamos, escreveu sobre o passeio de Maria Fumaça da família. 

Leia também: Spa do Vinho Hotel no Vale dos Vinhedos de Bento Gonçalves




Não deixe de tirar uma foto turistona na Pipa Pórtico, na entrada da cidade, e na Igreja São Bento, que também foi construída no formato de uma pipa!


No Vale dos Vinhedos, visitamos e gostamos muito da Vinícola Miolo



Todas as vezes que nós fomos a Bento Gonçalves, que não foram poucas, comemos no Restaurante Canta Maria, de comida típica italiana, e nos hospedamos no Dall´Onder Grande Hotel, na Rua Herny Hugo Dreher, 197 - Bairro Planalto. 


Escrevi sobre uma de nossas visitas a Bento Gonçalves, quando visitamos pela segunda vez os Caminhos de Pedra Colônia São Pedro, aqui

Passeio fun-da-men-tal!

Aliás, para fazer o roteiro turístico dos Caminhos de Pedra, recomendo veementemente um carro alugado! Assistimos várias cenas deprimentes do tipo (fala do guia) "atenção, vocês têm 2 minutos para comer uma rodela de salame, ir ao banheiro e embarcar de volta no ônibus!"

Leia mais sobre Bento Gonçalves e suas vinícolas nos nossos posts aqui: Bento Gonçalves.




5. Garibaldi (110Km)

Quando fomos a Garibaldi pela primeira vez, nos hospedamos nos chalés de montanha da pista de ski, que nem existem mais!

Conhecida como "Capital do Champagne", a cidade tem várias vinícolas que oferecem degustação, visitação e venda do produto.

Depois disso, já voltamos tantas vezes a Garibaldi que agora já temos um monte de posts sobre a cidade aqui no blog, veja aqui: Garibaldi

6. Farroupilha (85Km)

Não deixe de visitar a Cascata do Salto Ventoso, que fica a 12Km do centro da cidade. É uma cascata lindíssima, que forma uma cortina de água, onde foram filmadas algumas cenas do filme "O Quatrilho".  

A cidade é conhecida como um ótimo lugar para comprar malhas. 

Leia mais sobre Farroupilha no blog Viagem Simplesmente

7. Cambará do Sul (124Km)

Um roteiro incrível é combinar Gramado e Canela com Cambará do Sul, cidadezinha que serve de base às visitas aos fantásticos canyons do sul do país.

Para você entender melhor: são 2 canyons imperdíveis, o Fortaleza, que fica no Parque Nacional da Serra Geral, e o Itaimbezinho, que fica no Parque Nacional de Aparados da Serra. 

Cambará é a cidade-base para os passeios aos dois. 

Nossas dicas de hospedagem em Cambará do Sul:


Escrevi sobre esses passeios aqui:



8. Urubici, Santa Catarina (298Km)

Estivemos em Urubici, que é a melhor base para conhecer as atrações da Serra do Rio do Rastro, duas vezes, uma em 2002 e outra em 2010. 

A cidade fica beeeem longe de Gramado - 298Km - mas optei por colocar essa opção como uma "esticadinha" a partir da Serra Gaúcha porque pode ser um roteiro bem bacana para quem vem de carro de Curitiba ou de Florianópolis, por exemplo. 

Escrevi sobre a nossa segunda visita a Urubici - com o Lipe - aqui

Ficamos na Pousada Fogo Eterno, um hotel fazenda muito gostoso - veja fotos e mais detalhes neste post aqui


9. Antônio Prado (122Km) 

Cidade de imigração italiana, tombada como Patrimônio Histórico Nacional, onde também foram filmadas muitas cenas do filme "O Quatrilho", lembra?

Lá, nós ficamos hospedados no Hotel Pradense, de arquitetura tradicional italiana. 

Além das casas de madeira do centro histórico, da época da imigração italiana, não deixe de visitar a Cascata da Usina, a 5Km do centro da cidade, e o Moinho Colonial, a 4Km da cidade.




10. Flores da Cunha (88Km)

As principais atrações turísticas são o Mirante Gelain e a Cascata Bordin, que pode ser observada do mirante e tem uma queda d´água de 135 metros (fica a 11Km do centro da cidade). 

Atualização em dezembro de 2020: Estive recentemente em Flores da Cunha de novo, onde passei um final de semana maravilhoso, e voltei cheia de dicas pra vocês, vejam aqui: O que fazer em Flores da Cunha

Roteiros a partir de Gramado e Canela

Nova Petrópolis, Três Coroas e São Francisco de Paula são os passeios mais perto de Gramado e Canela, mas cada um deles merece pelo menos um dia inteiro. 

Quem vai até Bento Gonçalves, além de passear pelos Caminhos de Pedra e pelo Vale dos Vinhedos, pode combinar a "esticadinha" com a viagem de Maria Fumaça e aproveitar para ver também Garibaldi e Carlos Barbosa. Além disso, quem tiver mais tempo pode dar uma passadinha em Farroupilha, que fica no caminho...

Mas atenção: como eu já referi lá em cima, essa esticada a Bento Gonçalves só vale a pena se você puder pernoitar lá pelo menos uma noite - o ideal seriam no mínimo 2 noites, para ter tempo de ver as principais atrações com calma. 

Flores da Cunha e Antônio Prado também podem ser conjugadas com um roteiro que inclua Bento Gonçalves, mas para isso você precisará de mais um pernoite, em Antônio Prado!

Para fazer a "esticadona" até Cambará do Sul, você também precisará de pelo menos dois pernoites por lá, já que as distâncias são mais longas, a viagem é mais cansativa e você precisará de um dia para visitar cada canyon - querer fazer os dois no mesmo dia será exaustivo!  

Urubici, como eu já disse, só vale a pena numa viagem mais longa, ou então num roteiro para quem vem de carro do norte. 

E aí, que tal uma "esticadinha" dessas? Já conhece algum destes lugares? Gostou? Conte pra gente! Deixe as suas dicas nos comentários! 

No próximo post, mais sobre Gramado & Canela! Não perca! 

Veja mais fotografias das nossas viagens à Serra na hashtag #LipenaSerra no Instagram.


Flashback Aparados da Serra (Cambará do Sul)
Feijoada do Hotel Laje de Pedra, em Canela
Estação Canela - restaurante temático de trens em Canela
Hotel Alpestre em Gramado


Leia todos os nossos posts sobre a Serra Gaúcha 😃

Para ler sobre as nossas viagens aqui pelo Estado, clique em Rio Grande do Sul      


Em dúvida sobre onde se hospedar na Serra Gaúcha? 


Mais dicas de hotéis que já experimentamos em Gramado e Canela aqui

Nossas dicas de hospedagem em Cambará do Sul:


Veja algumas outras opções de hospedagem por lá:

       


Não esqueça de curtir a fan page no Facebook para acompanhar as nossas aventuras! 

Assista todos os nossos minifilmes neste link do Facebook, e os vídeos você assiste no YouTube - aproveite e já se inscreva lá nos nossos canais!


Você também nos encontra aqui:

Share

Claudia Rodrigues Pegoraro

Comente este Post:

14 comentários:

  1. Muito bom! Nós também adoramos uma esticadinha! Quando estivemos em Gramado/Canela, em 2006, fizemos um bate e volta para nova Petrópolis e Cambará do Sul, além do passeio de Maria fumaça.
    Depois de ler seu post me dei conta de que nunca postei sobre essas outras cidades, pois na época ainda não tínhamos o blog. Cheguei a postar sobre Gramado e Canela, de maneira retroativa, mas nunca sobre as outras cidades. Assim que tiver um tempinho postarei. ��
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Obrigada por essas + dicas ,amei ! Bj para vcs e lipe

    ResponderExcluir
  3. Oi, pessoal. Tudo bem? :)

    Seu post foi selecionado para o #linkódromo, do Viaje na Viagem.
    Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com

    Até mais,
    Boia – Natalie

    ResponderExcluir
  4. Estive em junho na região e fizemos Gramado, Canela, Bento Gonçalves, Carlos Barbosa, Nova Petrópoles, Cambará do Sul e Praia Grande. Foi uma delícia! Em Gramado, minha recomendação é o Hotel quero-quero, um hotel maravilhoso, simples (mas com conforto), super família. Nós ficamos nos quartos, mas eles têm também chalés. Já em Cambará, nós ficamos em uns chalés com vista mas que nem vale a pena comentar. Beijos Maria

    ResponderExcluir
  5. PARABÉNS, GOSTEI MUITO, BOAS DICAS.

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde, estou programando fazer esse roteiro mês que vem, e gostaria de saber se consigo fazer todos de moto. porém a minha é uma estradeira e por não ter facilidade em algumas estradas estou com dúvidas se conseguiria .
    Gramado e canela já conheço ❤️, mas as outra cidades não .

    Desde já agradeço ☺️

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Todos os lugares que mencionei neste post têm acesso asfaltado, menos Cambará, que tem trechos de estrada não asfaltados no caminho para os canions

      Excluir
  7. Olá bom dia! Sempre sou grata por turistas que compartilham suas experiências. Em Julho vou com a família para o Sul pela primeira vez. Vou levar minha mãe e será a primeira viagem dela de avião. Tantas coisas que queremos fazer que tenho medo de ficar atrapalhada e não conseguir fazer nada. Tem como vocês liberarem o link para WhatsApp? Montei um grupo da família e quero compartilhar as dicas de vocês.
    Obrigada 💐

    ResponderExcluir