Menu

Zadar, a primeira parada na Costa da Dalmácia

Depois de visitar o Parque Nacional Plitvice Lakes, seguimos para Zadar, na Costa da Dalmácia, pela estrada pedagiada, abaixo de chuva. 

Se o tempo estiver bonito, acho que vale a pena ir pelas estradas panorâmicas regionais, que não têm pedágios e normalmente são bem mais bonitas e bucólicas, mas os percursos são mais longos e lentos.

A estrada que usamos para ir de Plitvice até Zadar é pedagiada e custou 35 kunas.





Tinha tanto vento na estrada que parecia que o motorhome ia virar, chegava a dar medo! A estrada vai descendo as montanhas até chegar ao nível do mar, é bem bonita! Talvez até por isso tivesse tanto vento, porque estávamos na parte de cima das montanhas... 

Todos os postos de gasolina têm água para encher o tanque do motorhome e wifi.


O litoral da Dalmácia é uma viagem em si mesma, assim como a Costa Amalfitana na Itália ou a Costa Azul no sul da França - um lugar cheio de ilhas com praias fantásticas, arquitetura medieval, história, portos antigos, ruínas romanas - são 375 quilômetros imperdíveis ao longo do Mar Adriático.

Ao longo da Costa da Dalmácia, conhecemos também Sibenik, Trogir, Split, Omis, a Ilha de Hvar e Dubrovnik, dentre outras pequenas cidadezinhas que passamos pelo caminho. Mas tudo começou por Zadar, mais ao norte.  

Assim como Rovinj, na Ístria, se você for agilizado como nós, dá pra ver Zadar inteira (a Cidade Velha, claro!), em 3 horas! Embora a vontade fosse de ficar 3 dias...



Zadar tem muitos cafés convidativos espalhados pelas calçadas, uma incrível arquitetura romana à beira mar, e não é lotada de grupos de turistas como algumas outras cidades da Dalmácia - dá vontade de ir ficando...


Chegamos no final da tarde e estacionamos bem fácil num dos estacionamentos do porto, com parquímetro de 6 kunas por hora, bem pertinho de um dos portões de entrada para a cidade velha, o Sea Gate.

Para estacionar lá, coloque no GPS "Liburnska Obala" ou então " St Chrysogonus' Gate)". 

As vagas são grandes, então cabe tranquilo o motorhome, e você não precisa pagar o parquímetro por 2 veículos. 




A Old Town de Zadar fica em uma península no meio do mar, um lugar lindo!


A ideia era vermos o Órgão Marítimo (Sea Organ) e a Saudação ao Sol (Sun Salutation), principais pontos turísticos de Zadar e que são realmente incríveis, mas o que mais me surpreendeu foi o bairro histórico!

Depois de irmos até o Órgão Marítimo, na beira do mar, na ponta da península, enquanto esperávamos escurecer para ver o show de luzes da Saudação ao Sol (que só ocorre à noite, por motivos óbvios), fomos dar um passeio pela Old Town, que é incrível com todas aquelas torres, igrejas e prédios históricos lindos, beleza totalmente inesperada!






Tanto o Órgão Marítimo quanto a Saudação ao Sol são criações hipnotizantes do arquiteto Nikola Basic. 



O mais incrível de todas as cidades antigas croatas é o calçamento de pedra branca, que brilha muito à noite! 




A vista cartão postal da cidade fica na beira do mar (que estava violentíssimo), entre as Igrejas de Santa Maria e São Donato, bem na frente do "Forum"


No caminho até o Órgão Marítimo, pela beira da água, tem uma pracinha ótima. 




Comprei saquinhos de lavanda: 25 kunas cada, ótima lembrança de Zadar!

Dá pra nadar no local onde fica o Órgão Marítimo. O pôr do sol lá foi arrasador. 




Depois de darmos uma volta inteira na cidade velha, voltamos até a ponta da península, no mesmo lugar onde fica o Órgão, para ver as luzes multicoloridas da Saudação ao Sol: muito legal. Valeu a vinda a Zadar. 



A cidade ainda tem muitos bons museus, que nós não tivemos tempo - nem disposição, na verdade, para conhecer. 





Fomos até Borik - bairro mais afastado do centro histórico, onde ficam muitos hotéis - para ver o Autocamp Borik (camping) que existe por lá, mas estava fechado e, depois de muito rodar, acabamos fazendo free camping em Sukosan, uma cidade ali pertinho, mais ao sul, já que no dia seguinte seguiríamos naquela direção, com destino a Sibenik, Trogir e Split

Você conheceu Zadar? Conte pra gente como foi, se gostou, e mande uma foto pelo Facebook!! 

No próximo post, Sibenik, no litoral da Dalmácia - não perca



Leia também
planejamento para uma viagem de motorhome pelo Leste Europeu  

roteiro de 34 dias pelos Bálcãs 

videoclipes da nossa viagem pela Eslovênia

Todos os posts sobre a Croácia


Todos os posts sobre a Eslovênia

Todas as nossas postagens sobre viagens de motorhome.  

Postagens sobre os Bálcãs.



Veja mais fotografias desta viagem no Instagram @claudiarodriguespegoraro, nas hashtags #FelipenosBalcas ou #Felipeopequenoviajante

No Twitter, procure por @pequenoviajante. No Google+, você nos adiciona aqui.

Não esqueça também de curtir a fan page do Felipe, o pequeno viajante no Facebook para acompanhar as nossas aventuras! 

Assista todos os minifilmes desta viagem de motorhome pelos Bálcãs no Facebook. Os nossos vídeos você assiste no YouTube - aproveite e já se inscreva lá no nosso canal! 

Você também nos encontra aqui:

Share

Claudia Rodrigues Pegoraro

Comente este Post:

0 comentários: