Menu

Split: charme mediterrâneo na Costa da Dalmácia

No último post, contei sobre a nossa chegada e hospedagem em Split, e agora quero falar sobre as nossas andanças pelo Centro Histórico, que fica dentro e ao redor do Palácio de Diocleciano, ponto central da cidade. 

Já estávamos há 4 dias viajando de motorhome pela Croácia, e já havíamos conhecido lugares incríveis como Rovinj e Pula, na Ístria, os Lagos de Plitvice Zadar

Então, na nossa quarta noite na Croácia, depois de passarmos por Sibenik e Trogir durante um longo dia de passeios, fomos pernoitar em Split.

Depois de nos acomodarmos no Camping Stobrec, rumamos para a Old Town de Split, já que não queríamos perder a oportunidade de ver essa cidade linda à noite, toda iluminada!


Nós fomos para o Centro Histórico de motorhome e não tivemos grande dificuldade para estacionar lá à noite, mas, se você preferir, pode deixar seu veículo estacionado no camping e ir para a Cidade Velha de ônibus, usando as linhas 25, 27, 30 e 60, que fazem o trajeto Stobrec - Split- Stobrec.

Encontramos uma vaga para estacionar a 15 kunas por hora exatamente na frente do portão de acesso ao Palácio de Diocleciano! Maravilha!

Se você não acredita, veja a foto:



Aliás, essa é uma grande dica, não só para quem visita Split, mas também para todas as outras cidades históricas da Costa da Dalmácia: todos os grupos de turistas, que lotam as cidades, passeiam durante o dia, quando o sol está forte! 

Se você aproveitar a tadinha e a noite para as suas caminhadas, além de fugir do calorão, vai ter as cidades quase que vazias, só para você! 

Foi assim em RovinjZadar, Split e, especialmente, em Dubrovnik ;)  #ficaadica






Claro que, à noite, você não encontrará todo o burburinho e vida da cidade, mas será plenamente recompensado ao ter as ruas só para si, sem 78 pessoas na frente da sua foto!

Rodamos todo o Palácio e também fora dele e tiramos centenas de fotos em 2 horas! Estou convencida de que 3 horas são suficientes para ver todas as cidades da região.

Claro que o ideal seriam 3 dias, mas...se você estiver com o roteiro apertado, querendo ver muita coisa em pouco tempo, e com transporte próprio, é possível ver até 3 cidadezinhas em um único dia!

E também estou convencida de que todas essas cidadezinhas merecem uma noite pelo menos! 

Com os dias nublados como estavam, as cidades ficavam ainda mais lindas à noite, iluminadas, com o piso branco de mármore refletindo tudo ao redor. 





Embora seja a segunda maior cidade da Croácia, a cidade murada de Split - que é o Palácio de Diocleciano em si - é minúscula! Quando vimos, já estávamos fora dela há muito tempo, e as ruelas continuavam lindas! 

Vale muito a pena ir até o calçadão chamado de Marmontova, ver a linda Trg Republike



O Palácio de Diocleciano, que, mais que um palácio, é uma mini cidade, tombada pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade, é um dos monumentos romanos mais impressionantes do mundo, com dezenas de lojinhas, restaurantes e pontos turísticos dentro das muralhas à beira do Mar Adriático. 

Na frente do palácio, ao sul, a avenida à beira mar, na frente do porto, é a famosa Riva, importante ponto de encontro da cidade. 
  



Para entrar no palácio, existem 4 portões: ao norte, o Portão do Ouro; ao sul, o Portão de Bronze; ao leste, o Portão Prateado; e, à oeste, o Portão de Ferro. 



Entre os portões leste e oeste, fica o calçadão chamado Kresimirova ou Decumanus.

Dentro do palácio, o que se vê é praticamente um museu a céu aberto - e não precisa se preocupar: existem placas espalhadas pela cidade explicando a importância histórica de cada monumento. 



Imperdíveis são o Peristil, praça localizada no centro do palácio, cheia de colunas ao seu redor, e a Catedral, que fica no lado leste do Peristil, uma das catedrais católicas mais antigas do mundo, onde está o mausoléu de Diocleciano, guardado por uma imponente esfinge egípcia.  






Fora das muralhas do palácio, ao norte, fica a famosa estátua do século X de Gregorius Nin - não deixe de dar aquela esfregadinha no dedão dele: dizem que trás boa sorte! 




Entre o Peristil e o Portão de Bronze, ao sul, existe uma série de halls subterrâneos chamada de Podrum, local que teria sido a prisão de Diocleciano. 




Naquela noite, embora o clima romântico de Split pedisse um jantar à luz de velas numa taverna da Cidade Velha, tivemos que ceder à realidade de viajar com nosso pequeno viajante e jantamos no McDonald's do Shopping, para saciar a fome de nuggets do Lipe!

No dia seguinte, voltamos de manhã ao Palácio de Diocleciano e estava tudo bem diferente da noite anterior, lotado e bombando!

Gladiadores posavam para fotos com os turistas no Peristil e as banquinhas vendiam esponjas marinhas, as camisetas xadrez da seleção croata e saquinhos de lavanda como água no deserto.











A leste do palácio, uma grande feira de comidas atraía multidões de turistas. 

Embora já tivéssemos visitado várias lindas cidades na Dalmácia, Split ainda conseguiu nos impressionar, pelo Peristil, pelas ruas labirínticas dentro da cidade murada e, principalmente, pelo incrível charme mediterrâneo da Riva. 

Nosso diagnóstico? Imperdível.  

Você já esteve em Split? Qual seu passeio preferido? Conte pra gente!

No próximo post, vamos de Split até a Ilha de Hvar, passando por Omis e Drvenik no caminho - fique ligado!







roteiro de 34 dias pelos Bálcãs 

videoclipes da nossa viagem pela Eslovênia

Todos os posts sobre a Croácia

Todos os posts sobre a Eslovênia 

Todas as nossas postagens sobre viagens de motorhome.  

Postagens sobre os Bálcãs.





Veja mais fotografias desta viagem no Instagram @claudiarodriguespegoraro, nas hashtags #FelipenosBalcas ou #Felipeopequenoviajante

No Twitter, procure por @pequenoviajante. No Google+, você nos adiciona aqui.

Não esqueça também de curtir a fan page do Felipe, o pequeno viajante no Facebook para acompanhar as nossas aventuras! 

Assista todos os minifilmes desta viagem de motorhome pelos Bálcãs no Facebook. Os nossos vídeos você assiste no YouTube - aproveite e já se inscreva lá no nosso canal! 

Você também nos encontra aqui:

Share

Claudia Rodrigues Pegoraro

Comente este Post:

0 comentários: