Menu

Pula e a Ístria, na Croácia

Começamos a nossa viagem pela Croácia em Rovinj, na costa oeste da Ístria, como eu contei no último post

No dia seguinte, saímos depois do café da manhã no motorhome de Rovinj em direção ao sul da Ístria, para a cidade de Pula, passando por Vodnjan, uma típica cidadezinha do interior da Ístria, com campanário, charmosíssima (45min).

Claro que Vodnjan não foi planejada, não estava no nosso roteiro, e eu nunca tinha nem ouvido falar nela, mas é um daqueles lugares que a gente passa pela estrada, vê aquele campanário lindíssimo e não resiste a entrar e dar uma "voltinha" para conhecer aquela fofura de lugar, aparentemente parado no tempo.

Já em Pula, é possível estacionar o motorhome com parquímetro de 4 kunas por 1 hora bem na frente da Arena

A maior atração de Pula, sem dúvidas, é o Anfiteatro romano do século I, que, por si só, vale a viagem até lá.

O local é tão importante, para a nação croata, que estampa até as notas de 10 kunas, moeda local.

A entrada custa 40 kunas por pessoa. O Lipe não pagou.

No subterrâneo tem uma exposição sobre azeite de oliva, bem interessante.

Pegamos um dia lindo de céu azul, e não dava vontade de ir embora, tiramos dezenas e dezenas de fotografias, e o Lipe se divertiu correndo prum lado e pro outro, mas 1 hora é suficiente para ver tudo.

A Arena de Pula acomodava 20.000 pessoas para assistir os espetáculos de gladiadores, e é muito mais bem conservada que a de Roma.

Veja que lugar bonito:

De lá, seguimos para o Cabo Kamenjak, na Península de Premantura, que fica ao sul de Pula, bem perto (em torno de 10Km).

Rt Kamenjak é um parque natural, no extremo sul da Ístria, com muitas flores selvagens e paisagens lindas.

Todas as estradas são de terra, mas boas o suficiente para rodarmos por tudo de motorhome

Normalmente se paga entrada, mas, talvez porque fosse fora de temporada, não nos cobraram nada, entramos grátis.

Depois, seguimos viagem por Barban, no interior da Ístria, para ver um pouco da Green Istria - em oposição à Blue Istria, região do litoral - e fomos até Pazin, bem no centro da península, onde conhecemos o Pazinska Jama, maior atração local.

De Pazin, seguimos para o litoral leste, no Golfo Kvarner (Quarnero, em italiano), visitando, no caminho, PlominLovranOpatija Volosko

Nós passamos apenas 2 dias na Ístria, mas eu poderia ter ficado até uma semana lá, tranquilamente, se tivéssemos mais tempo, porque é uma região lindíssima, super variada, com muitas praias, vinícolas, e atrações naturais e culturais.

No interior, paisagens bucólicas de planícies férteis com pequenos vilarejos no topo das colinas e muitos hotéis-fazenda e restaurantes rurais. No litoral, a turma do sol e mar ocupando dezenas de resorts de luxo, que deixam pouco espaço livre nas praias de pedrinhas.

É uma região maravilhosa para uma roadtrip, seja de motorhome ou mesmo de carro.

Até nas estradinhas mais estreitas, entre as montanhas e os penhascos que terminam no mar, sempre é possível encontrar um recuo ou acostamento onde é possível estacionar para apreciar as vistas e tirar fotografias!

Todas essas cidadezinhas que nós conhecemos "de passagem" mereceriam pelo menos 1 dia cada, como é o caso de Volosko, uma vila de pescadores que se tornou um enclave gastronômico na região, e Opatija, que se espalha ao longo da costa com um visual de tirar o fôlego!

Aliás, Opatija já era um balneário famoso desde os dias do Império Austro-Húngaro, e herdou, daquele período, diversas residências grandiosas dos milionários da época, onde veraneava a elite veneziana, e que hoje foram transformadas em hotéis de luxo.

De Volosko a Lovran, vá pela Lungomare, uma avenida que vai contornando o mar por 12Km.

Por ali, nós paramos para trocar dinheiro, colocar combustível e água na nossa "casinha", abastecer a despensa do motorhome num mercado, fazer amigos croatas num café e, claro, pro Lipe brincar em algumas pracinhas pelo caminho!

Não esqueça que a Ístria é uma península em formato de coração com 3600Km2, ou seja, não é nada pequena!

Infelizmente, logo anoiteceu e, como nós estávamos decididos a chegar até Plitvice para dormir aquela noite, acabamos seguindo viagem noite afora, o que foi uma pena, porque eu teria adorado fazer esse trajeto durante o dia, curtindo as paisagens incríveis.

Dormimos estacionados num posto de gasolina a 20Km do Plitvice Lakes National Park

Esfriou muito e, naquela noite, em plena primavera croata (maio), fez 6ºC

Você conheceu a Ístria? Conte pra gente, mande uma foto pelo Facebook!!

No próximo post, tudo sobre o parque nacional mais bonito da Croácia, Plitvice Lakes National Park - não perca

Leia também
planejamento para uma viagem de motorhome pelo Leste Europeu

roteiro de 34 dias pelos Bálcãs

videoclipes da nossa viagem pela Eslovênia

Todos os posts sobre a Croácia

Todos os posts sobre a Eslovênia

Todas as nossas postagens sobre viagens de motorhome.

Postagens sobre os Bálcãs.

Veja mais fotografias desta viagem no Instagram @claudiarodriguespegoraro, nas hashtags #FelipenosBalcas ou #Felipeopequenoviajante

No Twitter, procure por @pequenoviajante. No Google+, você nos adiciona aqui.

Não esqueça também de curtir a fan page do Felipe, o pequeno viajante no Facebook para acompanhar as nossas aventuras!

Assista todos os minifilmes desta viagem de motorhome pelos Bálcãs no Facebook. Os nossos vídeos você assiste no YouTube - aproveite e já se inscreva lá no nosso canal!

Você também nos encontra aqui: