Menu

Trieste, pra não dizer que não fomos à Itália

Num dos dias mais longos da nossa viagem pelo Leste Europeu, resolvemos dar uma "esticadinha" até a cidade italiana de Trieste, que faz fronteira com a Eslovênia, por onde estávamos viajando. 

Fomos até lá acompanhar os nossos amigos Manu, Fê e Lalá, que haviam acabado de passar uma semana viajando pela Eslovênia conosco; fomos até lá para comer uma autêntica pizza italiana; fomos até lá para matar as saudades da Itália, país que amamos; e fomos até lá pra não dizer que não fomos à Itália!

Naquela região do mundo, tudo é muito perto. 

Em um único dia, atravessamos um bom pedaço da Eslovênia, fomos a Trieste e ainda voltamos para dormir em Piran, de novo na Eslovênia (assunto dos próximos posts). 

Olha bem ali no sudoeste do mapa:


Em uma semana, pisamos em 6 países: saímos do Brasil, passamos por Portugal e Alemanha, desembarcamos na Croácia, rodamos toda a Eslovênia e acabamos na Itália! E só não esticamos até a Áustria por pura preguiça! Tudo isso sem correria!

Como havíamos acabado de conhecer Lipica Stud Farm, a fazenda onde são criados os famosos garanhões Lipizzaner da Escola Espanhola de Equitação de Viena, e estávamos bem pertinho, resolvemos aproveitar a companhia e "dar uma chegadinha" na Itália - não sem antes encher bem o tanque de combustível do motorhome, já que, na Eslovênia, a gasolina é beeeeem mais barata do que na Itália! #ficaadica





Logo que cruzamos a fronteira, já estávamos em Trieste. Fomos até o porto turístico e estacionamos lá de graça :)

Haviam muitos navios de cruzeiros por lá, e uma linda marina com veleiros. 



Engraçada esta "transição" da Eslovênia para a Itália - mal chegamos e já somos brindados com a arquitetura austro-húngara neoclássica de Trieste, com todos aqueles prédios grandiosos e homogêneos, e a cultura vienense de cafés - uma cidade italiana bem diferente das outras cidades italianas. 

Não é por nada que Freud e James Joyce iam para Trieste pensar e escrever!





Emoção ao rever o Mar Adriático!!

Fomos até a enorme Piazza dell'Unità, principal ponto de encontro no coração da cidade, linda, super movimentada. 

O Lipe ficou muito impressionado com as estátuas renascentistas, mulheres de "tetas" e homens de "ticos" de fora kkkkkk...ele e a Lalá brincaram no chafariz, passeamos e tiramos muitas fotografias! 








Ainda demos uma chegadinha na Piazza Verdi, ali ao lado:



Depois, mortos de fome que estávamos, fomos jantar. 

O menu? Pizza e pasta, claro!





O fim de tarde estava lindo, e eu fiquei triste com a nossa despedida. 

Foi muito divertido viajar com a trupe #Lalaontheroad - a Manu e flia. são muito parecidos conosco, têm o mesmo ritmo, gostos e interesses. 

Essa viagem poderia ter sido um desastre, porque não nos conhecíamos, e no entanto foi uma delícia, adoramos a companhia deles e esperamos que a gente possa se encontrar de novo em breve em algum outro lugar do mundo para novas aventuras em família! 




Depois desta brevíssima passagem pela Itália, voltamos para a Eslovênia, para dormir em Fiesa, ao lado de Piran, no primeiro camping que encontramos. 

Tanto na ida quanto na volta, não houve nenhum controle no posto de fronteira.

Se você estiver viajando pela Eslovênia e quiser sentir um gostinho da Itália, recomendamos essa esticadinha até Trieste, uma cidade fronteiriça ainda fora do roteiro da maioria dos turistas que visitam a Itália. 


Infelizmente, não tivemos tempo de visitar o famoso Castello Miramare, 7Km a noroeste de Trieste, na ponta norte da riviera, um lugar supostamente fabuloso...teremos que voltar!

Você conheceu Trieste? Mande uma foto para a gente pelo Facebook!! 

No próximo post, o relato que a Manuela fez sobre a nossa viagem conjunta pela Eslovênia - "de carona com o pequeno viajante" - não perca!!





Leia mais

Veja o videoclipe da nossa viagem pela Eslovênia 

Ficou com vontade de saber mais sobre a Eslovênia? E sobre a Itália?

Leia o nosso roteiro de 34 dias pelos Bálcãs.   

Para saber como é e quanto custa viajar de motorhome pelo Leste Europeu, clique aqui.


Nosso "manual" de perguntas e respostas sobre aluguel de motorhome na Eslovênia/Croácia está aqui

Dicas para planejar uma viagem pelos Bálcãsaqui

Veja também todas as nossas postagens sobre viagens de motorhome.  


Leia as postagens sobre os Bálcãs.





Veja mais fotografias desta viagem no Instagram @claudiarodriguespegoraro, nas hashtags #FelipenosBalcas ou #Felipeopequenoviajante

No Twitter, procure por @pequenoviajante. No Google+, você nos adiciona aqui.

Não esqueça também de curtir a fan page do Felipe, o pequeno viajante no Facebook para acompanhar as nossas aventuras! 

Assista todos os minifilmes desta viagem de motorhome pelos Bálcãs no Facebook. Os nossos vídeos você assiste no YouTube - aproveite e já se inscreva lá no nosso canal! 

Você também nos encontra aqui:

Share

Claudia Rodrigues Pegoraro

Comente este Post:

2 comentários: