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Adria Holidays: alugando um motorhome na Europa - perguntas e respostas

Se você caiu aqui de pára-quedas, e ainda não sabe, eu explico: a gente adora viajar de motorhome!

Já fizemos 3 grandes viagens em motorhomes alugados: a primeira pelas ilhas norte e sul da Nova Zelândia, a segunda pela Costa Oeste dos Estados Unidos (Utah, Arizona, Califórnia e Nevada) e a terceira por 10 países europeus, especialmente na região dos Bálcãs. 

Hoje eu vou contar como foi a nossa experiência com um motorhome europeu, que alugamos com a Adria Holidays, na Eslovênia, para uma viagem de 30 dias e 5.380Km

Cada motorhome que alugamos até hoje teve prós e contras, como eu comentei nos respectivos posts, e eu não saberia dizer com certeza se nós preferimos o modelo neozelandês, o norte americano ou o europeu - a nossa única certeza é que viajar de motorhome é bom demais!  

Eu não vou ficar aqui comparando os modelos - se você quiser saber como foi a nossa experiência na Nova Zelândia clique aqui, e se quiser saber como foi nos EUA, clique aqui

A ideia, neste post, é responder às muitas perguntas que os leitores que nos acompanham têm feito desde que voltamos da viagem, tanto aqui nos comentários do blog quanto nas nossas redes sociais.

Como eu já escrevi um post bem completo contando como é e quanto custa viajar de motorhome pelo Leste Europeu, e como algumas perguntas mais frequentes se repetem muito, em algumas delas vou colocar links para outros posts, para não precisar ficar repetindo tudo aqui! Não deixe de ler as outras postagens para entender tudo :)

Também escrevemos um post manual de instruções sobre o motorhome que alugamos nos Estados Unidos - como eu disse, cada RV (Recreative Vehicle) tem as suas particularidades, mas todos eles têm muita coisa em comum, e a maioria das informações que estão no nosso "manual" servirão para qualquer motorhome que você alugar. 

Porque fazer esta viagem usando um motorhome?

Quando decidimos fazer esta viagem pelo Leste Europeu, na região dos Bálcãs (que inclui Eslovênia, Croácia, Bósnia, Montenegro, Albânia, Macedônia, Kosovo e Sérvia), tínhamos acabado de voltar de uma viagem incrível de motorhome pela Costa Oste dos Estados Unidos, e já estávamos loucos para subir num RV de novo.


A nossa outra opção seria alugar um carro - mas isso parecia bem complicado, já que, aparentemente, as locadoras de automóveis complicam a sua vida se você quiser ir para a Albânia, Kosovo ou Sérvia com carros alugados.

No caso dos motorhomes, precisávamos tirar a dúvida se havia este problema com as locadoras também, e foi aí que uma amiga que mora em Ljubljana entrou em ação: a Paloma entrou em contato pessoalmente com a locadora local, que confirmou que seria possível cruzar todas as fronteiras de motorhome, inclusive para irmos até o Kosovo!


Nós já viajamos em todos os meios de transporte possível, até em lombo de camelo, inclusive com o Lipe, e, a caminho da nossa terceira grande aventura de motorhome pelo mundo, já não tínhamos nenhuma dúvida de que não há nada mais legal, na vida, do que viajar assim com a família!

Além disso, jamais pensei em usar transporte público nessa viagem pelos Bálcãs. 

O meu sonho era com uma viagem pelo interior, conhecendo o miolo dos países, o povo, a gente, a comida, os cheiros, os lugares e paisagens que o turista "regular" não conhece. Queríamos parar a cada quilômetro, para curtir aquelas paisagens maravilhosas que eu via nas fotografias de lá. E não dava para fazer uma viagem assim usando trem ou ônibus.


Porque escolheram a Adria Holidays?

Como eu já comentei quando escrevi sobre o planejamento da viagem, a dica da Adria Holidays foi da minha amiga Paloma Varón

Depois de pesquisar um pouco, vi que não tinha mesmo outra opção: a Adria Holidays é, até onde eu entendi, a equivalente da Cruise America nos Bálcãs - a empresa de aluguel de motorhomes mais confiável e com preços mais competitivos na região. 

Depois de muito indagar (quanto mais a gente aprende sobre o negócio, mais cricri ficamos!), acabamos fechando negócio, e ganhamos um desconto especial em troca de contarmos para vocês como foi a nossa experiência aqui no blog


 
 


Qual modelo escolheram?

O modelo que nós alugamos era o menor e mais econômico, veja todos os detalhes aqui

Escolhemos este em primeiro lugar em razão da economia: era o mais barato; e, em segundo lugar, justamente pelo tamanho: pensamos que, para viajar pelas cidadezinhas europeias, o ideal seria o menor modelo disponível, mais fácil de transitar e estacionar em ruelas estreitas e vilas minúsculas. 

O Van Adria Twin SHX comporta até 4 pessoas adultas, mas eu acho que seria bem apertado e desconfortável viajar com 4 adultos nele - não pelas camas, que são perfeitas para 4 adultos (2 em cima e 2 embaixo), mas sim porque ele é bem pequeno por dentro, e nem imagino 4 adultos circulando ali dentro o tempo todo, e usando um único banheiro :(

Ele é ideal, sim, para 2 adultos e 2 crianças, no máximo!


Homem-Aranha na cama de cima

 Homem-Aranha na cama de baixo



Tem lugar para guardar as roupas e as malas?

Sim, claro! Uma das grandes vantagens de viajar de motorhome é justamente poder circular por 10 países e dezenas de cidades sem ter que arrumar e desarrumar as malas uma única vez! 

Você chega no motorhome, distribui todas as roupas da família ORGANIZADAMENTE nos armários e prateleiras disponíveis, arruma as mochilas no espaço destinado a elas e nunca mais pensa no assunto! 




Nos outros motorhomes que alugamos, sempre havia um "porta-malas", e nós colocávamos as tralhas que não pretendíamos usar lá e só víamos aquilo de novo no dia de rearrumar as malas para entregar o veículo. 

Como estávamos "mal" acostumados assim, desta vez nem nos preocupamos em procurar saber, e só percebemos que este modelo não tinha um espaço tão grande para as malas quando já era tarde demais!

Explico: o "porta-malas" deste motorhome ficava embaixo da cama, mas o espaço lá estava totalmente tomado por cadeiras de usar ao ar livre, mesa, balde, cabos, mangueira, vassoura, pá, triângulo e outras tralhas que nós nunca usamos, e aí ficamos com pouquíssimo espaço para colocar as nossas mochilas! 

Se tivéssemos percebido isso a tempo, teríamos deixado na locadora todas aquelas coisas que não costumamos usar, para ter mais espaço embaixo da cama para arrumar as nossas próprias tralhas!

Aliás, o ideal, neste tipo de viagem, é levar mochilas dobráveis, que você dobra e "soca" em qualquer lugar, e nunca malas rígidas, que ocupam um espação que simplesmente não existe no motorhome!



Quanto custa?


Escrevi um post contando em detalhes quanto custa viajar de motorhome pelo Leste Europeu - para não repetir tudo aqui, vou resumir:

1. Aluguel por 30 dias com imposto incluído e 400Km/dia: 2.025 euros total (67,50 euros por dia)
2. Transfer Zagreb - Novo Mesto - Zagreb: 100 euros ida e volta
3. Taxa de reserva: 15 euros
4. Limpeza final, produtos químicos e selo dos pedágios na Eslovênia: 100 euros 

Total: 2.240 euros

Para saber de todos os detalhes sórdidos, leia o post em que eu escrevi detalhadamente sobre todos os nossos custos, aqui


 O que o preço inclui?

Seguro - Na Adria Holidays - e em todas as outras locadoras onde nós já alugamos também - não é possível alugar um motorhome sem seguro: todos os seguros já vêm incluídos no preço da diária. 


Carta verde - Além do seguro do veículo, também já vem incluída a carta verde, e isso é muito importante: em algumas fronteiras, eles nem querem saber do seu passaporte ou do seguro do motorhome, mas em todas as fronteiras que cruzamos (e foram mais de 15!!!), sempre pediram a tal carta verde e o documento de propriedade do veículo! São, sem dúvida, os documentos mais importantes ;)   



Imposto - O imposto também já vem incluído no valor do orçamento que eles fornecem. 

Quilometragem - A Adria dá direito a uma quilometragem diária de 400Km incluídos no preço da diária, ou seja, é praticamente quilometragem livre, já que eu acho que é impossível fazer uma média de mais de 400Km/dia na Europa (a nossa média diária foi de 180Km, e nós rodamos MUITO!).

Taxas - No orçamento da Adria Holidays também vem incluída uma taxa de reserva, que é uma taxa administrativa de 15 euros.  

Também estão incluídos no valor do aluguel 100 euros, que servem para cobrir os seguintes itens: 

Limpeza final (pode entregar o veículo sujo);

Produtos químicos (para usar no banheiro); e 

Selo dos pedágios na Eslovênia (como a empresa é eslovena, o aluguel já inclui o selo de pedágios para circular no país, ou seja, você não vai pagar nenhum pedágio enquanto estiver rodando pela Eslovênia). 


Transfer - Por último, no nosso caso, já incluímos no orçamento o transfer Zagreb - Novo Mesto - Zagreb, como vou explicar na próxima pergunta. 

Dá pra pegar e devolver o motorhome em outro lugar?

Quando nós vimos que a empesa tinha sede em Novo Mesto, uma cidadezinha no interior da Eslovênia, ficamos nos perguntando se não seria possível pegarmos o veículo no aeroporto de Zagreb, onde chegaríamos, o que seria muito mais prático do que ir até Novo Mesto, certo?

Não, não é possível. A entrega e devolução do veículo só são feitas na sede da própria empresa, em Novo Mesto mesmo, onde eles explicam todo o funcionamento do veículo, num inglês bem precário (mas, como eles vão te mostrando as coisas ao vivo e a cores, fica bem fácil entender as mímicas). 

Endereço: Podbevskova 13.



É lá também que eles acrescentam os seus extras (bicicletas, GPS, etc), tiram do motorhome aquilo que você não quiser levar (como eu disse, deveríamos ter deixado as cadeiras e mesa portáteis!), e te dão uma garrafa de vinho esloveno de brinde, para comemorar a primeira noite no RV ;) 


Sim, nós chegamos a cogitar de ir de Zagreb até Novo Mesto de transporte público (trem ou ônibus), porque inicialmente achamos salgados os 100 euros que eles cobraram pelo transfer, mas depois de fazermos algumas rápidas continhas, concluímos que não compensava MESMO! 

Para ir do aeroporto de Zagreb até a estação de trens ou rodoviária e comprar 3 passagens até Novo Mesto, mais o táxi até a sede da empresa e mais tudo isso de novo no caminho de volta até Zagreb, com certeza gastaríamos mais do que os 100 euros que eles cobram, ou muito perto disso - tem coisas que valem o conforto, né?!?  

Então acabamos incluindo no nosso orçamento o transfer Zagreb - Novo Mesto - Zagreb, que custou 100 euros ida e volta, num baita carrão, com todo o conforto, como eu conto a seguir. 


Como funcionam os transfers que eles oferecem?

Como eu contei no último post (aqui), nós tivemos vários imprevistos no nosso voo de ida para Zagreb, e acabamos chegando na cidade no dia seguinte ao previsto. 

Inicialmente, havíamos combinado por e-mail que o motorista nos buscaria no Brit Hostel, onde estaríamos hospedados, mas, como chegamos somente no dia seguinte, acabamos nem dormindo no albergue na primeira noite, e mandei um e-mail na véspera avisando que só chegaríamos em tal horário, no dia seguinte, e que eles nos buscassem direto no aeroporto de Zagreb. 

Foi exatamente o que aconteceu. 

Embora tenha sido tudo na última hora, eles felizmente receberam meu e-mail a tempo e, quando chegamos, lá estava o proprietário da empresa nos esperando no aeroporto, com uma plaquinha com o nosso nome! 

Esse dia foi uma maluquice, pois passamos por 4 países em 1 dia: acordamos em Portugal, passamos pela Alemanha, chegamos na Croácia e ainda fomos até a Eslovênia!

O carrão dele estava no estacionamento do aeroporto e, rapidamente, estávamos na fronteira em Bregana, onde saímos da Croácia, entrando na Eslovênia por Obrezje.


Entre Zagreb e Novo Mesto não dá nem 1 hora de viagem, por estradas que são um tapete! O motorista não baixava de 160Km/hora, pra vocês terem uma ideia...



Chegamos na sede da Adria Holidays em Novo Mesto as 15h30min e saímos de lá as 17hs, em direção a Ljubljana, onde passamos a primeira noite, como vou contar no próximo post.

Esse é o tempo mínimo que você deve planejar "gastar" ao pegar o motorhome: são muitas coisas que eles têm que explicar, papelada para assinar, as suas coisas que você tem que arrumar lá dentro...

Em Novo Mesto o atendimento foi ótimo. O que eu mais lembro é de ter achado o motorhome super lindo e da nossa empolgação, hehehehe... 



Na devolução do motorhome, 30 dias depois, a mesma coisa: gastamos pouco menos de 1 hora lá, enquanto eles conferiam o RV para ver se estava tudo ok e, logo que terminou a conferência, entramos no carro com as nossas malas e mochilas e em menos de 1 hora ele nos levou de volta para Zagreb, nos deixando na porta do nosso albergue Brit Hostel.

Se você alugar um motorhome na Adria, provavelmente fará um roteiro parecido com o nosso, começando por Ljubljana - e a estrada entre Novo Mesto e a capital eslovena é um ótimo aperitivo, cheia de casinhas fofas e igrejinhas brancas nas colinas, roças no meio das cidades, tudo muito verde, como todo o resto do país, um dos mais bonitos que eu já conheci.





Qual é o combustível? Como é o consumo?

O combustível é DIESEL, e o nosso gasto foi uma boa surpresa da viagem: uma média de aproximadamente 22 euros/dia

O consumo foi excelente: a nossa "casinha" européia fez, de média, 10,6Km/l de diesel

Para mais detalhes, clique aqui




Quanto custa o diesel no Leste Europeu?

Para ver preços atualizados de combustíveis na Europa, use este linkFuel Prices Europe.


Como esvaziar os tanques de água e esgoto quando não ficamos em campings? 

Esta é uma dúvida frequente e a resposta é muito simples: em postos de gasolina, principalmente. 

Claro que, em alguns países, como a Eslovênia e a Croácia, a estrutura é bem melhor, e em outros é bem mais precária, mas, de regra, em todos os países por onde andamos era bem fácil encontrar dump stations - estações para descarte de esgoto, em postos de gasolina!

É o tipo de coisa que você só costuma notar depois que começa a viajar desta maneira (assim como a gente só começa a notar lugares que são ou não childfriendly depois que começamos a viajar com os filhos), mas comecei a perceber que, mesmo no Brasil, alguns postos de gasolina, principalmente os de beira de estrada, que recebem muitos caminhoneiros, também oferecem esses serviços. 




E a água?

Vide resposta acima. Praticamente todos os postos de gasolina disponibilizam uma torneira de água com mangueira, especialmente depois que você completa o tanque ;) 


E os campings?

Leia aqui e aqui

Neste post aqui, com o nosso roteiro, coloquei as coordenadas para GPS de todos os locais específicos onde pernoitamos durante a viagem (campings free campings) - confere lá! 

Para saber mais sobre free camping, leia aqui


Não falta luz quando vocês fazem free camping? Quanto tempo dura a bateria?

Nunca faltou. As baterias estão constantemente recarregando quando o motorhome está andando e, depois que a gente para em algum lugar para passar a noite, as baterias duram tranquilamente até o dia seguinte, mesmo porque a calefação, nos motorhomes da Adria, não depende de bateria. 

Como funciona a calefação? Vocês não passaram frio?

Funciona super bem. Tão bem que ligávamos um pouco e logo tínhamos que desligar, porque ficava um "forninho" dentro do RV. 

Quando o motor está em funcionamento, você usa o ar condicionado como em qualquer carro. Quando você para em um lugar, pode ligar a calefação para aquecer o motorhome, e ela funciona a gás

Como o motorhome veio com 2 botijões de gás cheios, e nós não precisávamos entregá-los cheios, não gastamos nada com a calefação :)   


Como funciona a geladeira?

A geladeira não era muito grande, mas dava para armazenar tudo o que a gente precisava - muitas cervejas, refris, energéticos, heheheh...

A fonte de energia da geladeira é o gás ou a eletricidade. Quando o veículo está em movimento ou parado, funciona a gás. Quando conectado à uma fonte de energia elétrica, funciona à eletricidade. Para isso, o botão “AUTO” (automático) deve estar acionado. 



E o fogão?

Funciona a gás, sem grandes particularidades. O detalhe negativo é que este foi o primeiro motorhome que alugamos que não tinha microondas, e sentimos muita falta de um :(


Como funcionam os pedágios? É difícil estacionar?

Veja aqui



Como é dirigir nos Bálcãs? Precisa carteira especial?

Comparando com o trânsito no Brasil, é muito mais fácil de dirigir lá, em razão do (bem) menor fluxo de veículos, e da boa educação dos motoristas em geral, além do respeito às regras de trânsito. 

Mas, nas rodovias que não são freeways, embora sejam todas de muito boa qualidade (com exceção de uns pequenos trechos em obras na Albânia), muitas não têm acostamento, o que torna meio complicado parar para tirar fotografias, estacionar, manobrar, etc...


Quanto ao documento necessário para dirigir lá, só precisa a nossa CNH comum, categoria "B", para carros

A gente sempre carrega conosco a PID (permissão internacional para dirigir), mas isso é mais por precaução, porque nunca nos pediram nada além da CNH brasileira categoria "B", nem na Europa, nem nos EUA e nem na Nova Zelândia. Aliás, nunca tivemos oportunidade de exibir as nossas PIDs em lugar nenhum do mundo :(

O policiamento também é super tranquilo - fomos parados (numa fiscalização de rotina) apenas uma única vez, na Bósnia, e eles foram tão simpáticos que o Peg acabou tirando até foto com os policiais!!!! 


No aluguel do motorhome também não há qualquer restrição ao número de motoristas: qualquer um de nós 2 poderia dirigir, sem que tivéssemos que pagar a mais pelo segundo motorista. 

Para saber mais sobre balanço traseiro, manobras, ultrapassagens e marcha ré, leia este post aqui, que é mais específico sobre o RV que alugamos nos EUA, mas sempre ajuda. 


Na verdade, para nós, o mais confuso era entender a sinalização, às vezes. 

Claro que, na maioria dos casos, as placas são universais, e a gente consegue presumir o significado, mesmo não entendendo patavinas do que está escrito, mas, outras vezes, só pedindo ajuda a algum transeunte ou apelando para o Google translator!!!

 essa está fácil...

já essa, só pedindo ajuda!

Outra coisa importante de lembrar é que as mesmas regras de segurança para crianças em veículos daqui do Brasil valem por lá (e no mundo inteiro!): leve a cadeirinha ou o assento de elevação do seu filho!


Preciso levar roupa de banho e de cama? Travesseiros? E material para a cozinha?

Veja aqui


Preciso alugar GPS?

Nós temos o nosso próprio GPS, um Garmin que usamos há muuuuitos anos. 

Neste site você encontra mapas do Leste Europeu para GPS Garmin: GPS Underground.

Se você não tem o seu GPS, recomendamos com veemência que alugue um sim, ou melhor, consiga emprestado com algum amigo! 

Embora aquela mulherzinha me irrite um pouco, até porque o Peg costuma confiar mais nela do que nas minhas habilidades de co-pilota, é muito recomendável ter um, até para você poder relaxar (se você errar o caminho, ela vai ficar gritando sem parar "recalculando, recalculando..."). 

Eu adoro um mapa impresso, e estou sempre com um na mão, quando estamos na estrada, mas às vezes, principalmente dentro das cidades, a gente fica pensando que nunca teríamos chegado em determinado lugar se não fosse o tal GPS - ganha-se muito tempo, gasta-se bem menos combustível, enfim...às vezes fico tentando lembrar como é que nós viajávamos antes daquela vozinha irritante existir!




Você já viajou de motorhome alugado pela Europa? Conte para a gente como foi a sua experiência!

Próximo destino: Ljubljana – fique por aí!




Leia mais

O videoclipe da nossa viagem pela Eslovênia você assiste aqui

Ficou com vontade de saber mais sobre a Eslovênia? É só clicar aqui.  

Nosso roteiro de 34 dias pelos Bálcãs: aqui.  

Para saber como é e quanto custa viajar de motorhome pelo Leste Europeu, clique aqui.

Dicas para planejar uma viagem pelos Bálcãs, aqui

Todas as nossas postagens sobre viagens de motorhome estão organizadas aqui

As postagens sobre os Bálcãs estão aqui.


Veja mais fotografias desta viagem no Instagram @claudiarodriguespegoraro, nas hashtags #FelipenosBalcas ou #Felipeopequenoviajante

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Claudia Rodrigues Pegoraro

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