Menu

Flutuação no Aquário Natural de Bonito MS - o que você precisa saber

Gostou do videoclipe que publicamos no último post? Não viu?? Olha aqui então! 

Se você gostou do videoclipe, e ficou com vontade de conhecer o Aquário Natural de Bonito, então você precisa ler este post, porque vou explicar tudo o que você tem que saber para tirar o máximo proveito deste incrível passeio!

Nosso horário era as 10hs, mas saímos da cidade as 9hs e as 9hs10min já estávamos lá. 

O Aquário Natural é um dos únicos passeios de Bonito que não estão no mapa do Henrique (o mapa perfeito de Bonito que a H2O Ecoturismo nos forneceu), mas, mesmo assim, é muito fácil de encontrá-lo: basta seguir a linha amarela do mapa para sair da cidade passando pela praça, dobrar à esquerda no Km 2,4 da estrada principal e seguir as placas e indicações por uma estradinha de terra bem tranquila - é tudo muito bem sinalizado!




O caminho é muito fácil e, diferente do que todo mundo diz, o GPS funcionou perfeitamente (Garmin Nüvi 260w). São mais ou menos uns 7Km do centro da cidade, bem pertinho - na verdade, é o passeio de flutuação mais perto do centro da cidade.  

Como chegamos cedo e havia um grupo de 5 pessoas saindo, nos encaixaram nesse grupo das 9h30min e fomos os 7 com o guia. 

Os horários, em Bonito, de um modo geral, pelo menos na baixa estação, não são tãoooooo rígidos - claro que você não pode se atrasar, porque daí vai perder o passeio, mas se você chegar antes, e houver vaga num grupo antes do seu horário, eles certamente poderão acomodar você. 



Para qualquer passeio que envolva flutuação - ou qualquer outra atividade na água - é muito recomendável fazer xixi pouco antes de sair

Existe um ditado que diz que existem 2 tipos de mergulhadores: o que faz xixi no neoprene e o que mente - ou seja, todo mergulhador faria xixi no neoprene :-(

Mas eu vou dizer: fazer xixi no neoprene é um nojo! O xixi fica entocado lá dentro e você fica boiando no próprio mijo blarghhhh...

Só que você entra naquela água geladinha (a gente não chega a sentir frio justamente por causa da proteção que o neoprene oferece), e dá uma vontade inegável de fazer xixi...então a solução é fazer tuuuuuudo pouco antes de entrar na água! Entendeu???

E tem mais - os meninos ainda podem dar uma saidinha da água e resolver o assunto no matinho, mas para as meninas é uma baita função tirar toda a roupa de neoprene, que a essas alturas tá molhada e toda grudando no corpo, uma dificuldade para tirar e recolocar...


A outra recomendação muito séria é não passar repelente antes de entrar no Rio Baía Bonita, onde acontece a flutuação do Aquário Natural, porque o repelente mata os peixinhos e polui a água. 

Depois que sai da água do Rio Baía Bonita, no trecho de caminhada pela mata, antes da tirolesa, aí sim pode (e deve!!) passar muito repelente!

Esclarecendo: Aquário Natural é o nome "fantasia" da empresa; Rio Baía Bonita é o nome efetivo do rio onde a empresa tem sede. 

Da saída da sede até a volta, foram, no total, 2h30min de passeio, das 9h30min até as 12hs. 

Da recepção o guia nos levou até os vestiários (masculino e feminino), onde a gente pega o equipamento: roupa de neoprene, máscara, snorkel e sapatinho, além da chave do guarda-volumes que fica no vestiário, que a gente leva no pescoço durante a flutuação. 



Ali mesmo o guia faz um briefing, diz o que levar para a flutuação, explica como funciona o passeio, qual vai ser nosso roteiro, conta que a profundidade mínima do rio é 40cm e a máxima é 2,5m...

É MUITO importante não colocar os pés no chão durante a flutuação para não danificar nada e nem levantar terra/areia, deixando a água turva. Se você coloca os pés no chão, além de danificar o Aquário, a pessoa que vem atrás de você não enxerga nada, pois todos descem o rio em fila indiana :-(

Nos vestiários, a gente coloca o neoprene por cima do biquine/sunga e guarda todas as nossas coisas extras - mochila, toalha, muda de roupa, carteira, etc - num guarda-volumes gratuito. 

Você pode levar consigo a sua mochila, mas isso não é nem um pouco recomendado. Vai um barco de apoio acompanhando o grupo na flutuação, mas ele é só para emergências, caso alguém queira desistir no meio do caminho e tal, e para carregar os itens imprescindíveis que cada um quer levar - não dá para todo mundo querer levar a mochila inteira, que daí vira bagunça no barquinho!

Eu levei apenas a minha máquina fotográfica snapshot e o repelente de mosquitos num saquinho plástico que eu tinha levado comigo - itens realmente imprescindíveis e altamente recomendáveis! O resto ficou todo no guarda-volumes, com a chave no meu pescoço. Quanto menos coisa pra se preocupar, melhor, né?


Também não se deve - e nem precisa - passar muito protetor solar antes de entrar no rio, porque ele polui a água e mata os peixes (além disso, você estará todo tapado pelo neoprene). Eu passei só um pouquinho no rosto. 

A flutuação do Rio Baía Bonita é uma das mais recomendadas para principiantes pelo que vem agora: quando todo mundo está prontinho, o guia nos leva até a piscina que existe na sede, onde é feita a adaptação com o equipamento e o guia explica até as coisas mais básicas de snorkeling, como a cuspida na máscara para não embaçar. 


Justamente por essa característica de ter um treinamento em piscina antes de ir para o rio é que o Aquário é tão bom para quem vai com crianças ou principiantes. 

E a vantagem desse banho de piscina prévio é que, além de refrescar para a caminhada que teremos pela frente, ainda ajuda a espantar um pouco os mosquitos!

Quando todo mundo fica pronto, saímos para uma caminhada pelo mato até a nascente do Rio Baía Bonita. Essa caminhada é bem legal, em meio à mata, mas os mosquitos atacam! 


Como não é por muito tempo, e os guias são bem engraçadinhos, cheios de histórias e piadas, além de explicações sobre a fauna e flora locais, dá para aguentar bem, mas a vontade é de sair correndo para entrar logo na água!




Chegando na nascente do rio - que é um lugar surreal, você já viu uma nascente de rio???? - todo mundo entra na água e ficamos um bom tempinho ali, todo mundo se adaptando com o "equipamento" - máscara, snorkel...

Minha dica: aproveite para tirar muiiiiiiiitas fotos e fazer muitos filmes neste momento! Além de você estar ali tranquilo, sem ter que seguir nadando numa fila como será depois durante a flutuação, esse local, na nascente do Rio Baía Bonita, é um dos lugares mais lindos que eu já vi na vida! 



Quanto mais perto da nascente, mais limpa e cristalina a água, maior a visibilidade! A cena é realmente chocante, como eu comentei no post anterior, a impressão que se tem é realmente a de estar boiando num aquário!!!

Mais adiante, em alguns momentos da flutuação, a água pode ficar até um pouquinho turva, mas neste local, logo que você entra na água, não tem erro, as fotos saem fenomenais, de revista! E, além disso, depois você pode aproveitar o passeio relax, sem ter que ficar se preocupando com fotos/filmes! Quem deixa para fotografar mais para o final da flutuação, se rala, porque no fim a água já não é tão límpida e maravilhosa como lá no início!

A diferença do Aquário Natural para os outros passeios de flutuação que nós fizemos é a  enorme quantidade de verde que existe ali, embaixo d´água - é lindo!!!







Além do barco de apoio, que eu já mencionei, o guia também acompanha o grupo o tempo todo dentro da água. 

Quando termina a flutuação, saímos da água e seguimos pelo mato até um outro local onde existem umas cachoeiras e uma tirolesa



É um momento bem divertido do passeio: a gente reencontra as nossas coisas que estavam no barco de apoio, pode então passar repelente e o banho de rio com cachoeiras, ali, é de outro mundo de bom! Além da tirolesa, é claro, divertidíssima!

No caminho de volta para a sede, também pela mata, passamos por muitos animais: jacarés, macacos, antas, porcos do mato, capivaras...










Durante o passeio, vai um fotógrafo junto tirando fotos e filmando. No final do passeio, você pode conferir as fotos na recepção e comprar o CD com todas, que custa R$ 60,00. Para quem não tem máquina subaquática, é uma opção, meio cara, mas é uma opção. Eu conferi as nossas fotos - algumas ficaram ótimas!!!


Chegamos de volta as 12hs mortos de fome, e fomos direto para o restaurante que há no local. Comemos pintado ao urucum com pirão, arroz e salada verde + suco de graviola = R$ 86,00 para 2 pessoas. O restaurante é super arejado e agradável, todo aberto. 




A sede do Aquário Natural é 5 estrelas, uma das melhores que vimos em todos os atrativos de Bonito, com 2 piscinas, uma delas com hidromassagem, muita sombra, espreguiçadeiras super confortáveis, almofadário, possibilidade de fazer uma massagem (não vi o preço!)...

Se você não tiver outro programa agendado para o mesmo dia (nós tínhamos o Balneário Municipal Rio Formoso), dá tranquilamente para ficar o resto da tarde lá curtindo as piscinas e tal...










Crianças: eu vi uns coletes salva-vidas pequenininhos no Aquário Natural e deu uma saudadona do Lipe, mas a idade mínima recomendada para as flutuações é de 6 anos, quando a criança já sabe usar máscara e snorkel e se sente à vontade sozinha na água - antes disso, impossível!


O que levar nesse passeio: repelente, protetor solar, toalha, muda de roupa, biquine/roupa de banho, dinheiro, máquina fotográfica subaquática...

Para VER tudo o que você acabou de LER, assista o videoclipe que nós gravamos na nossa flutuação no Aquário Natural, feito quase que integralmente com a nossa filmadora GoPro Hero 3 - para saber mais sobre a GoPro, veja este post, onde explicamos tudinho sobre o funcionamento dessa câmera. Se você tem uma boa conexão de internet, não esqueça de selecionar a opção para assistir em HD (alta definição)!




E aí, gostou? Você conhece o Aquário Natural em Bonito?? Conta pra gente! Deixe as suas dicas na caixa de comentários!

Para ver o videoclipe da nossa visita ao Aquário Natural direto no YouTube, clique aqui

* Visitamos o Aquário Natural em Bonito a convite da empresa e da agência de viagens H2O, que foi nossa parceira nesta viagem. 


Se você se interessou por este passeio e quer saber mais detalhes, e o preço dele, clique aqui.


Como já expliquei em detalhes no primeiro post desta série sobre Bonito, os preços são tabelados e você só pode fazer os passeios através de uma agência de viagens, que emitirá o seu voucher digital. Nós recomendamos muito a H2O Ecoturismo, que apoiou a nossa viagem e nos prestou um ótimo serviço :-)

Leia também:

como organizar uma viagem a Bonito - dicas e roteiro


como chegar e se deslocar em Bonito


* Aquário Natural de Bonito MS - o videoclipe

Para ler mais, todas as nossas postagens sobre Bonito estão organizadas aqui






Confira as tarifas reserve sua estadia em Bonito:



Veja as nossas fotografias desta viagem no Instagram @claudiarodriguespegoraro nas hashtags #PVemBonito ou #felipeopequenoviajante.

Assista todos os minifilmes das nossas aventuras no Facebook. Os videoclipes você assiste no YouTube - aproveite e já se inscreva lá no nosso canal!

No Twitter, procure por @pequenoviajante. No Google+, você nos adiciona aqui. Não esqueça também de curtir a nossa fan page no Facebook para acompanhar as nossas aventuras!

Você também nos encontra aqui:
Share

Claudia Rodrigues Pegoraro

Comente este Post:

2 comentários:

  1. Lindíssimas as imagens e o vídeo, ansioso para botar a mão na massa e editar as nossas imagens, também estivemos lá recentemente, mas não deu tempo de ir no Aquário Natural. Lugar sensacional, hein? Abraços.

    ResponderExcluir