Menu

Estância Mimosa com almoço – passeio de trilha com cachoeiras

Na nossa segunda noite em Bonito, caiu o mundo. Era água que não terminava mais. Acordamos cedo, porque tínhamos agendado um passeio à Gruta do Lago Azul de manhã, mas todos os passeios estavam sendo cancelados em razão da chuvarada que tinha caído a noite inteira e ainda caía de manhã.

Fomos então até a H2O Ecoturismo, nossa agência de viagens em Bonito, descobrir se o passeio da tarde, à Estância Mimosa, também seria cancelado, e a resposta foi a melhor possível: não, o passeio estava de pé! E vou dizer a vocês o seguinte: esse passeio é garantido - se não interditou aquele dia, com toda aquela água, é porque não deve interditar nunca!


Aliás, aqui vai uma dica para você montar o seu roteiro: coloque a Gruta do Lago Azul logo no início da viagem, porque, se você deixar para o final e chover, você não conhecerá a Gruta - segundo nos informaram, qualquer chuvinha interdita esse passeio, porque os degraus ficam escorregadios. 

Por outro lado, deixe para fazer o passeio do Abismo Anhumas no último dia! Primeiro, porque ele não fecha nunca, nem quando chove, então dá para arriscar e deixar ele pro final; e segundo porque você sai de lá demolido, morto de cansaço, eu mesma saí cheia de bolhas nas mãos, e com uma assadura na perna, e isso pode atrapalhar os outros passeios que você for fazer depois ;-)




No nosso voucher, o passeio na Estância Mimosa estava marcado para as 13hs, mas, como nós não tínhamos nada para fazer mesmo, chegamos lá bem cedo, antes das 12hs. 

Achei ótima a nossa opção de fazer esse passeio à tarde - a gente almoça primeiro e faz a trilha e os banhos de cachoeira depois, com um café da tarde por último. Mas acho que a outra opção, de fazer as trilhas + cachoeiras de manhã e almoçar depois deve ser melhor ainda - faz mais sentido suar e almoçar depois do que o contrário, né? Só que nessa segunda opção eu não sei informar se você perde o café da tarde, que foi uma delícia...

Foi muito fácil chegar à Estância Mimosa. A estrada, embora de terra em parte do caminho, e com toda a chuva que havia caído, estava muito boa, e é tudo muito bem sinalizado!

É só seguir a linha verde no mapa do Henrique (o mapa perfeito de Bonito que a H2O Ecoturismo nos forneceu), saindo da cidade na direção contrária à da praça, e pegando a Rodovia MS 178 Pantanal (é a mesma rodovia que vai para Bodoquena e Miranda).




No Km17,5 você dobra à direita e segue reto até o Km22,6, onde fica a sede da Fazenda. No caminho, cruzará por muitas vacas :-)

É até engraçado, pois essas vacas não tem medo de carros e não fogem da estrada - para conseguir passar, vá bem devagarinho, buzinando, que aos poucos elas saem ;-)




A sede da Fazenda é bem charmosa, com jeito de antiguinha, e logo vem alguém te receber e te explicar como funciona o passeio. 

Aproveitamos que chegamos cedo e furungamos tudo, desde a lojinha até o lago dos jacarés - sim tem um lago bem na sede da fazenda infestado de jacarés, que rendeu fotos incríveis, quer ver??? Ficamos HORAS lá observando a movimentação deles, a-do-rei!










Logo nos chamaram para almoçar, e esse é um dos pontos fortes da Estância Mimosa, não deixe de almoçar lá! Sei que existem outros passeios de trilhas com cachoeiras em Bonito, mas nenhum tem um almoço tão famoso como a da Estância Mimosa

Você pode comer até cansar daquela comida caseira, de fazenda mesmo, feita no fogão à lenha, deliciosa, mas não esqueça de guardar um espacinho para o doce de leite de sobremesa!

Nós tínhamos o almoço incluído no nosso passeio, então só pagamos a bebida à parteR$ 5,00 a latinha de refri. 




Depois do almoço, ainda tivemos um bom tempo para descansar, curtindo os pássaros e gansos que andavam se exibindo por lá. 




Por volta das 13h30min, nos chamaram para a gente se preparar para o passeio. Pelo que entendi, normalmente eles alugam botinhas de neoprene por R$ 3,00, mas neste dia fizeram cortesia para todo mundo, e fomos todos com as roupas que estávamos vestindo (usar roupas leves, bermudas de ginástica, por exemplo!), biquinis por baixo, coletes salva-vidas e botinhas de neoprene nos pés. 

As botinhas de neoprene não são imprescindíveis - eu diria que, para a a caminhada, um tênis é até melhor - mas, para entrar na água, elas são bem boas, porque existem pedras no fundo das cachoeiras, e sem as botinhas você pode se machucar. 

Deixamos uma das nossas mochilas no carro, que ficou estacionado na sede da fazenda, e levamos a outra apenas com as coisas essenciais, como máquinas fotográficas, repelente, protetor solar e toalhas. 

O passeio começa num "pau de arara" que nos leva até o início da trilha pelo mato. 






Começamos a trilha as 13h30min e chegamos de volta na sede da Estância por volta das 16h30min - foram umas 3hs de passeio, entre caminhadas nas trilhas, banhos de cachoeira no Rio Mimoso e a ida e volta no "pau de arara" da sede até o lugar onde começa a trilha. 

Se incluir o tempo para o almoço, dá mais de 3h30min! E isso porque teve a tal chuvarada na véspera e nós fizemos uma trilha um pouco mais curta em razão disso, porque, pelo que o guia nos disse, normalmente só o passeio de trilhas e cachoeiras dá mais de 3h30min...





Um guia nos acompanha o tempo todo e, depois de uma pequena caminhada, já chegamos à primeira cachoeira. Não me lembro exatamente dos números, mas acho que paramos em umas 7 cachoeiras, e tomamos banho em 6 delas! 

Uma delícia, um banho mais gostoso que o outro!! Só sabe do que eu estou falando quem já tomou banho de cachoeira!




Uma das últimas, inclusive, tem uma gruta por baixo da cachoeira, que reserva uma grande surpresa (que eu obviamente não vou contar qual é!) para quem for aventureiro o suficiente para chegar lá!





Em outra, existem 2 plataformas para você pular na água, uma pequenininha e outra de 6 metros de altura!






Mas também existem umas cachoeiras bem calminhas, fáceis de entrar e tomar banho, até para quem não sabe nadar - tem para todos os gostos!



Foi uma pena que, devido às chuvas, as águas do Rio Mimoso estavam turvas, barrentas - dizem que, normalmente, são bem cristalinas...mas, em compensação, justamente por causa das chuvas é que as cachoeiras estavam bombando, então uma coisa compensou a outra!




Peguei até uma foto emprestada da H2O Ecoturismo para colocar aqui pra vocês verem a diferença da água que vimos para o que é normalmente, cristalina:


Vou ter que voltar, né???

Como eu comentei antes, a trilha foi de 3Km, mas isso porque havia chovido muito - normalmente é um pouco mais longa.

Achei super interessante, porque muitas das árvores da trilha são identificadas, e tem algumas bem nobres e outras bem diferentes, que eu nunca tinha visto!




E, quando a gente retorna do passeio de trilhas + cachoeiras, ainda tem café de canequinha, doce de leite com pão de queijo e pipoca nos esperando - dá vontade de se esticar e dormir ali mesmo! Bom demais!!



Você pode ir embora em seguida ou passar o resto do dia por lá, curtindo a natureza!

Como já falei lá em cima, a Estância Mimosa fica a 23Km da cidade. Faz sentido conciliar esse passeio com o da Gruta do Lago Azul (de manhã), que não fica muito longe e não é um passeio tão cansativo, além de ser bem rápido.

O que levar nesse passeio: tênis, repelente, protetor solar, toalha, muda de roupa, biquine/roupa de banho, dinheiro, máquina fotográfica subaquática...




Você conhece a Estância Mimosa?? Gostou? Conte pra gente a sua opinião!

* Visitamos a Estância Mimosa em Bonito a convite da empresa e da agência de viagens H2O, que foi nossa parceira nesta viagem. 
Se você se interessou por este passeio e quer saber mais detalhes, e o preço dele, clique aqui.

Como já expliquei em detalhes no primeiro post desta série sobre Bonito, os preços são tabelados e você só pode fazer os passeios através de uma agência de viagens, que emitirá o seu voucher digital. Nós recomendamos muito a H2O Ecoturismo, que apoiou a nossa viagem e nos prestou um ótimo serviço :-)




Veja aqui mais alguns vídeos de nossas aventuras por Bonito:
https://www.youtube.com/watch?v=DnJU4UZe5Q4
https://www.youtube.com/watch?v=cUqK_NLlYps



Confira as tarifas reserve sua estadia em Bonito:



Leia também:

Para ler mais, todas as nossas postagens sobre Bonito estão organizadas aqui.


Saiba mais sobre a Estância Mimosa aqui

Veja as nossas fotografias desta viagem no Instagram @claudiarodriguespegoraro, nas hashtags #PVemBonito ou #felipeopequenoviajante.

Assista todos os minifilmes das nossas aventuras no Facebook. Os videoclipes você assiste no YouTube - aproveite e já se inscreva lá no nosso canal!

No Twitter, procure por @pequenoviajante. No Google+, você nos adiciona aqui. Não esqueça também de curtir a nossa fan page no Facebook para acompanhar as nossas aventuras!

Você também nos encontra aqui:

Share

Claudia Rodrigues Pegoraro

Comente este Post:

2 comentários:

  1. Claudia onde fica esse mapa perfeito de Bonito que o Henque elaborou? Quero montar meu roteiro com base na proximidade das atrações.

    ResponderExcluir
  2. Oi Jair,
    Eu lembro que tirei uma foto dele e coloquei em algum dos posts que escrevi, mas não lembro em qual kkkk...só olhando um por um...
    De qualquer forma, eles vão te fornecer um desses mapas lá em Bonito - pede na tua agência! Em todos os posts eu menciono quais são as atrações mais próximas para serem combinadas...
    Abraço!

    ResponderExcluir