Menu

Barbados: tudo sobre a ilha caribenha em um só lugar

Tudo o que você precisa saber para viajar a Barbados
Barbados
Barbados: tudo sobre a ilha caribenha em um só lugar
A nossa viagem a Barbados está completando um ano e, para relembrar - e também para facilitar a vida de quem precisa pesquisar sobre esse destino caribenho aqui no blog - resolvi fazer este post índice

Estão listados aqui os principais posts que já escrevemos sobre a ilha e nossas aventuras na região. 

São 12 postagens, no total. 

Para ler mais: 


Barbados
praia paradisíaca em Barbados

Barbados: o que você precisa saber

Barbados, uma ilha-estado localizada no sudeste do Mar do Caribe com população total de, aproximadamente, 285 mil habitantes, é a terra onde nasceu o rum e onde ficam localizadas importantes destilarias, como a Mount Gay, que se autodenomina a destilaria de rum + antiga do mundo, com mais de 300 anos de história. 

Você sabia que foram os piratas do Caribe que difundiram o rum mundo afora?

Sabia que, segundo conta a lenda, a cana-de-açúcar, que é dos dos maiores produtos de exportação de Barbados, foi levada para a ilha caribenha a partir de Pernambuco??

Pois é, parece que navegadores portugueses teriam passado por Barbados, a caminho do Brasil! Mas foram os ingleses que colonizaram a ilha, desde 1628, e Barbados obteve a independência da Inglaterra em 1966. 

Terra da famosa cantora Rihanna - é possível conhecer (apenas por fora) a casa onde ela morou até os 16 anos. A rua onde ela morava durante a adolescência desde 2017 ganhou o nome de Rihanna Drive

Barbados é uma República Constitucional desde 2021, e a atual presidente é uma mulher. 

Antes disso, Barbados era uma Monarquia Constitucional - foi, aliás, o 1° país que deixou de reconhecer o monarca inglês como Chefe de Estado, depois da morte da Rainha Elizabeth, apesar de ainda fazer parte da Commonwealth. 

A direção de trânsito em Barbados é na mão inglesa, e o idioma oficial é o inglês. 

Em Barbados, a moeda local é o dólar barbadense, mas, assim como em outras ilhas do Caribe, o dólar americano é bem aceito.

Tem que ter vacina de febre amarela para ingressar no país, e não se pode usar roupas camufladas por lá!

A bandeira de Barbados é azul e amarela (simbolizando a areia das praias envolvida pelo mar e pelo céu), e tem um tridente no meio, herança da colonização britânica, pois o tridente é segurado pela Britannia, a figura feminina que representa a Grã-Bretanha. 

uma visita à famosa destilaria Mount Gay é um dos passeios clássicos em Barbados

bandeira azul e amarela de Barbados

Barbados
em Barbados, a moeda local é o dólar barbadense

Barbados
praia em Barbados

Bridgetown é a capital de Barbados, situada na curva da Baía de Carlisle, no sudoeste da Ilha de Barbados, paróquia de Saint Michael. 

O porto da capital Bridgetown recebe centenas de navios turísticos de cruzeiros de todo o mundo ao longo do ano, como parada e conexão com outras ilhas caribenhas. É um porto muito grande e super bem equipado, com bares e várias lojas de lembranças - a maioria delas aceita cartões. 

Bridgetown é o maior centro comercial de Barbados. O seu porto, além de ser utilizado pelos navios de cruzeiros, é também por onde eles escoam todas as exportações de açúcar, rum e melaço. 

Fundada em 1628 pelo Império Britânico, Bridgetown foi batizada originalmente de Indian Bridge. Em 1660, passou a ser chamada de cidade de Saint Michael, nome que teve até o fim do século 19.

Com o formato de uma costeleta de porco, a ilha de Barbados tem um interior entrecortado por estradinhas estreitas cheias de antigas plantações e pequenos vilarejos onde a grande alegria do dia é o barulhinho da abertura da tampa de uma nova garrafa de rum. 

No interior da ilha, você pode passear de motoca o dia inteiro sem jamais ver a cor do mar - praticamente uma heresia num Caribe obcecado por praias. Mas os freaks por praias não precisam se assustar: todas as pequenas estradinhas de Barbados terminam eventualmente no litoral, em praias com diferentes personalidades - de mar selvagem ótimo para o surfe no leste, até baías cheias de palmeiras e resorts no oeste - mas todas com areia branca macia e aquele mar em 50 tons de azul. 

O sol brilha o ano inteiro em Barbados. 

melhor época para visitar a ilha supostamente vai de fevereiro a maio, mas nós estivemos lá em novembro e só pegamos dias maravilhosos.

Para ler: In the Castle of My Skin, romance famoso de 1953 do escritor local George Lamming, para saber como foi crescer como um negro numa colônia britânica no Caribe.

Para assistir: A semente de tamarindo, um filme de suspense/espionagem/romance/drama de 1974, com Julie Andrews e Omar Sharif, em que uma inglesa se apaixona por um diplomata russo nas areias do Caribe 😲 

Para beber: Banks, a tradicional cerveja local, e rum, é claro - de preferência da famosa destilaria local Mount Gay.

Para comer: a culinária em Barbados têm raízes africanas, mas os pratos são adaptados aos produtos locais - experimente sanduíches de flying fish, cou-cou (um fubá cremoso e purê de quiabo, servidos com peixe) e jug-jug (uma mistura de fubá, ervilha e carne). 
clássico da literatura de Barbados, para entender como foi crescer como um negro numa colônia britânica no Caribe

Banks, a cerveja local
Banks, a cerveja local

Banks, a cerveja local

Barbados
o mapa de Barbados tem o formato de uma costeleta de porco

Barbados: tudo sobre a ilha caribenha em um só lugar

Clique nos links abaixo para ler o que lhe interessar:

1. Anotações em Barbados: tudo o que você precisa saber sobre o país - um mini-guia com tudo o que você precisa saber para visitar o país

2. 8 dias em Barbados: roteiro de viagem - roteiro de viagem e passeios pela ilha

3. De tudo um pouquinho: malinhas, restaurantes e correios de Barbados - sobre os correios de Barbados, caso você precise usar - eu precisei!

4. Bridgetown: a capital 'bajan' de Barbados - dicas para curtir a capital de Barbados, Bridgetown

5. Passeio de catamarã em Barbados - contamos como foi o nosso passeio de catamarã na ilha

6. Você sabia que o Concorde... - como é a visita ao Museu do Concorde em Barbados

7. Onde ficar em Barbados: classe turística, executiva e 1ª classe - dicas de hospedagem para todos os bolsos, com resenha do nosso hotel econômico em Barbados

8. Isso é Barbados: 33 Bajan postcards - post fotográfico de Barbados


10. 50 tons de azul em Barbados - post fotográfico de Barbados

11. Happy independence, Barbados! - um pouco de cultura local em Barbados

12. Trilha sonora de Barbados - trilha sonora para conhecer a ilha de Barbados

Passeio de catamarã em Barbados
passeio de catamarã em Barbados

Barbados
praia em Barbados

Barbados de navio: passeios perto do porto

Para quem visita Barbados numa viagem de navio, existem diversas possibilidades de passeios nos arredores do porto de cruzeiros que podem ser feitos a pé. 

Muita gente não quer gastar dinheiro nos (caros) tours organizados pelas empresas de cruzeiros, e ficam receosos de ir visitar lugares mais distantes por conta própria e acabar perdendo a hora do "todos a bordo". 

Assim, para unir o útil e agradável ao econômico, vou listar aqui alguns lugares interessantes que você pode visitar a pé num walking tour a partir do porto de Barbados. 

Veja as distâncias no Google Maps e decida o quanto você está disposto a caminhar. 

Também sempre tem a opção de ir de táxi ao ponto mais distante que seja de seu interesse e depois voltar caminhando, ou vice-versa.

Lugares de interesse próximos ao porto de Bridgetown em Barbados:
  • Barbados Sign (letreiro no próprio porto)
  • Mural Bridgetown Port (murais com cenas históricas de Barbados)

Ao norte do porto de Barbados

  • Cricket Legends of Barbados: museu sobre a história do cricket em Barbados - fechado aos sábados e domingos
  • Tiami Catamaran Cruises: passeios de catamarã com paradas para mergulhos - aberto diariamente (este foi o passeio que nós fizemos, veja aqui)
  • Atlantis Submarines: passeio de submarino para ver tartarugas, naufrágios, recifes de corais e peixes - funciona diariamente
  • Rihanna Drive Monument e Rihanna’s Childhood Home: casa onde a cantora, natural de Barbados, cresceu - visita externa apenas (gratuita)
  • Mount Gay Visitors' Centre: visita à destilaria, museu e degustação - fechado nos domingos e segundas-feiras

Ao sul do porto de Barbados

  • Royal Barbados Caribbean Cigar Company: charutaria onde você pode ver o processo de produção e comprar charutos - fechado aos sábados e domingos
  • Agapey Chocolate Factory Tours & Shop: chocolateria com visita à fábrica e degustação - fechada aos domingos
  • Cool Runnings Catamaran Cruises: passeios de catamarã com paradas para mergulhos - fechado aos sábados e domingos
  • Bridgetown Duty Free Broad Street: loja tipo free shop no centro histórico de Bridgetown - fechada aos domingos
  • Nidhe Israel Synagogue and Museum: sinagoga de 1654 e museu - fechada aos sábados e domingos
  • National Heroes Square e Independence Arch: monumentos no centro histórico de Bridgetown - abertos diariamente
  • Saint Patrick's Roman Catholic Cathedral
  • Praias de Carlisle Bay: melhor zona de praias paradisíacas, com areia branca macia, águas cristalinas e mar azul turquesa perto do porto, com direito a avistar tartarugas e beach clubs bacaninhas, como o Harbour Lights Barbados, em que você paga um ingresso para usar a estrutura de praia do quiosque
  • Barbados Museum & Historical Society: museu sobre a história de Barbados e do Caribe - fechado aos domingos
  • George Washington House: casa colonial histórica construída no século 18 que recebeu George Washington em 1751 - é a residência mais antiga da guarnição britânica, Patrimônio Mundial da UNESCO, e oferece visitas guiadas - aberta diariamente
  • Main Guard House and Clock Tower: torre do relógio numa área militar
Barbados
Independence Arch no centro histórico de Bridgetown 

Barbados
praia paradisíaca em Barbados, com areia macia, águas cristalinas e mar azul turquesa

Barbados
os principais tours de Barbados são os passeios de catamarã com paradas para mergulhos

Barbados
 ponto de avistamento de tartarugas marinhas em Barbados

Barbados
Clock Tower em Barbados

Carlisle Bay
Carlisle Bay é a melhor zona de praias paradisíacas, com areia macia, águas cristalinas e mar azul turquesa perto do porto

Barbados
passeios sugeridos em Barbados pelas empresas de cruzeiros de navio

Mais lugares para visitar em Barbados

Nos posts que estão nos links acima, vocês viram todos os lugares que nós de fato visitamos na nossa viagem a Barbados, mas teve ainda vários outros pontos turísticos de Barbados que não deu tempo de visitarmos, e quero deixar registrados aqui para não esquecer de ir conhecê-los numa próxima viagem a Barbados
  1. George Washington House, Bridgetown, Barbados
  2. Atlantis Submarines Barbados
  3. Assistir a um jogo de cricket
  4. Surfe em Soup Bowl na costa leste ou windsurf em Silver Sands, no sul
  5. The Nidhe Israel Synagogue and Museum, Synagogue Lane, Bridgetown, Barbados
  6. Mount Gay Rum Distillery Tours
  7. St. Nicholas Abbey and Steam Railway, Cherry Tree Hill St. Peter, Barbados
  8. Cove Bay
  9. Andromeda Botanic Gardens, Off Highway 3, Bathsheba, Barbados
  10. Orchid World & Tropical Flower Garden Groves, Barbados
  11. Sunbury Plantation Great House
  12. Gun Hill Signal Station
  13. Barclays Park, Ermy Bourne Highway, Benab, Barbados
  14. Animal Flower Cave & Restaurant
  15. Harrison's Point Light House
  16. Welchman Hall Gully
  17. Harrison's Cave Eco-Adventure Park
  18. Tyrol Cot Heritage Village
  19. Kitridge Point
Se você pesquisar mais um pouquinho, ainda vai encontrar diversos outros lugares legais para visitar em Barbados - tudo depende de quais são os seus interesses!

Se vocês forem lá, deixem um comentário abaixo, me contem se vale ou não a pena a visita!

Barbados
Barbados têm mais jogadores de cricket famosos per capita do que qualquer outro país, sabia?!



* Essa viagem foi paga integralmente com recursos próprios, e todas as recomendações que fizemos são totalmente espontâneas - trocando em miúdos: não ganhamos nem um copo d`água para sugerir qualquer passeio, hotel, restaurante ou praia.

Veja mais fotografias da nossa viagem a Barbados no Instagram @claudiarodriguespegoraro, nas hashtags #fpvembarbados e #felipeopequenoviajante.

Assista os minifilmes das nossas aventuras caribenhas no Facebook ou o vídeo da viagem no YouTube.

Você também nos encontra aqui:

Share

Claudia Rodrigues Pegoraro

Comente este Post:

0 comentários: