Menu

os famosos marionetes da Birmânia (resposta à adivinhação)

Nossa última adivinhação foi esta:


  
A resposta é: Birmânia.
  

Em Mianmar, onde quer que você vá, certamente encontrará um destes (mais ou menos como as Havaianas no Brasil). Eles são lindos, e bem baratos (pagamos menos de U$ 10 pelo nosso). Vi um igualzinho ao que compramos para vender no Mercado Livre por absurdos R$ 280,00!!! Eles são ótimos presentes para crianças mas, mais do que isso, servem como lindos enfeites para a sua casa.

Nós compramos um deles (veja fotografia mais abaixo) no mercado Bogyoke Aung San em Yangon - um enorme mercado, bem antigo, que parece um labirinto de artesanato burmês, longyi (os tecidos usados enrolados ao redor do corpo por homens e mulheres), bijouterias e tudo o mais que você imaginar - e hoje o nosso marionete da Birmânia enfeita uma parede da nossa sala!





Em Mandalay, nós fomos ver o show de marionetes que fica na Rua 66, 26/27, à noite, e achamos o preço meio salgado (para os padrões de Mianmar): U$ 15.

O espetáculo é lindo, e vale a pena (Mandalay Marionettes & Culture Show). Além de ser bem tradicional (e não aquela coisa "para turista ver"), tem acompanhamento de música ao vivo, e retrata episódios de zat pwe (contos budistas) e de yama pwe (histórias do épico indiano Ramayana).

A maioria dos empreendimentos artísticos do sudeste asiático vêm de tradições religiosas, e não seria diferente na Birmânia.




enquanto o pequeno viajante tirava um soninho, o papai e a mamãe faziam umas comprinhas

no mercado Bogyoke Aung San em Yangon


nosso marionete birmanês, que hoje enfeita nossa sala, trazendo ótimas lembranças!


Mandalay Marionettes & Culture Show 
  
PS. Embora tenham havido vários chutes, todos acertadamente indicando países do sudeste asiático, a única acertadora desta adivinhação foi a minha amiga Andrea Barros!
  
PS2. Leia mais aqui sobre os famosos marionetes da Birmânia.

Share

Claudia Rodrigues Pegoraro

Comente este Post:

2 comentários: