Menu

festa de aniversário infantil com o tema "viagens" - idéias para a decoração

No último post, comecei a contar dos preparativos para a festinha de aniversário do pequeno viajante que, claro, só poderia ter o tema "viagens": veja aqui

Como já disse naquela postagem, todas as idéias para a decoração da festinha saíram da internet, que tem maravilhas, mas pouca coisa no tema "viagens" - então o jeito foi roubar as idéias e adaptar ao nosso tema.

Fiz tudo com a ajuda do papai, da Miminha, da tia Nadir e da Guigui. A Paula também ajudou na função dos balões - exatamente do jeito que eu tinha visto em uma fotografia da internet - por isso, eu recomendo: dê uma olhada nos blogs de decoração de festas infantis (dica da tia Cacá) - eles têm maravilhas e é muito fácil de copiar, hehehe...

Assim, vocês lembrem de dar um desconto, pois já estou alertando que a única ajuda "profissional" que eu tive foi a dos balões da Paula, e todo o resto foi produção absolutamente caseira, com objetos que a gente já tinha em casa, trazidos todos de lembrança das nossas viagens, que eu mesma arrumei. 

Toda essa "enrolation" é para dizer que, no final, um tema que parecia difícil acabou dando trabalho mas ficou fácil de fazer - e qualquer um pode decorar uma festinha com as coisas que já tem em casa, mesmo sem nenhuma ajuda profissional! 


Perto da entrada, é bom colocar um baú, para os "passageiros" fazerem o "check-in" e deixarem a sua "bagagem", ou seja, os presentinhos para o aniversariante.

Nós aproveitamos e deixamos ali uma caneta (para escrever o nome dos "passageiros" nos presentinhos).

Essas bandeirinhas que enfeitaram o baú e também as que foram penduradas em cima da mesa do bolo, embora pareçam bandeirinhas de São João, são, na verdade, bandeirinhas de orações budistas, que nós compramos no templo de Boudhanath, no Nepal. Os budistas tibetanos usam essas bandeirinhas para abençoar os lugares, pois acreditam que o vento espalha as orações pelo mundo.


E aqui também:  


Também acomodei ali um dos "souvenirs" (traduzindo: lembrancinhas) da "viagem": aqueles quebra-cabeças em formato de mapas, emborrachados, que se compra em livrarias, e que nós personalizamos com os cartões postais que a Leticia fez para o aniversário. Veja abaixo (é só tirar o cartão que vem no quebra-cabeça e colocar um personalizado, como este):


É uma ótima lembrancinha também para crianças maiores, que já estão aprendendo geografia na escola, tem tudo a ver com o tema viagens e custa barato!


Também na entrada/saída achei legal colocar uma mesinha baixinha, da altura das crianças, com bastante balas, chicletes, pirulitos e todas essas porcarias que as crianças adoram. Surtiu efeito, porque eles se sentiram bem à vontade para pegar de tudo ali e saíam com os bolsos cheios, que era exatamente o que nós queríamos, hehehe...

 
Esse mapa nós também já tínhamos em casa, e nele estão marcadas, com aqueles alfinetes de cabecinha, todas as viagens do pequeno viajante.


As "pulseirinhas de embarque" também fizeram sucesso com a criançada - mesmo os maiorzinhos, que eu achei que nem davam bola para essas porcarias, se avançavam, hihihi...é bom porque elas vem em caixas com 100, então uma caixa é suficiente!


Nessas cestinhas (tudo de casa), nós colocamos saquinhos com balas de goma e M&M´s. Para ficarem bonitinhos, a solução é ajeitar as balinhas/M&M´s em embalagens para cupcakes e então colocar as embalagens nos saquinhos e amarrar com fita - até eu, que sou um 0 à esquerda em habilidades manuais, atinei a fazer!


Ainda na entrada, colocamos no chão uma champanheira com suquinhos no gelo - as crianças adoram, e ficam à vontade para se servir.

Este poste com indicações de alguns dos nossos lugares preferidos foi idéia da mamãe, executado totalmente pelo papai, que fez as plaquinhas com eucatex cortado com a sua famosa serra tico-tico e papel impresso - tudo muito simples e fácil de fazer em casa! Depois é só colocar em um vaso com brita (obra da Guigui). Não esqueça de colocar no topo o nome da sua própria cidade...



Neste outro baú, colocamos outro "souvenir" da "viagem": livros de colorir!!!

Sobre esta lembrancinha, feita pelo papai, veja mais aqui: http://felipeopequenoviajante.blogspot.com.br/2012/06/desenhos-do-pequeno-viajante-pelo-mundo.html.












Estes "balõezinhos", feitos pela Miminha e pela tia Nadir, com os adesivos da Leticia, são, na verdade, garrafinhas de Keep Cooler, enfeitadas com corda e palha da costa.


Levamos alguns móveis de casa para fazer uns "recantos" para as crianças. Elas aproveitaram!



Fizemos tudo azul e verde, para combinar com os balões. 



No meio do salão, penduramos um globo terrestre e um aviãozinho:





Enfeitamos os sanduíches com bandeirinhas (as pequenininhas, em palitos, existem prontas para vender, em saquinhos com uma dezena, e é muito chato de fazer uma por uma):




No hall de entrada, colocamos um tapete e luzinhas de Natal, na expectativa de que tudo lembrasse um corredor de avião, e penduramos os balões no teto (colados com fita dupla face) e, nos balões, amarrados com fitas, penduramos fotografias do pequeno viajante pelos 4 cantos do mundo. Tudo muito simples, feito pela mamãe e pelo papai:


No salão de festas que nós alugamos, tinha cama elástica, piscina de bolinhas, quadrinha de futebol e este brinquedo com túnel e escorregador, mas a gente levou 2 destes tapetes emborrachados, vaquinha, mesinha com cadeirinhas, massinha de modelar, giz de cera, desenhos para colorir...tudo para deixar o ambiente mais aconchegante:


Levamos, também de casa, a nossa TV e DVD, onde passamos os videoclipes das viagens do Lipe (para assistir, basta clicar nos links que ficam na barra à esquerda).

Na mesma mesa, bombons de chocolate, que a queridíssima tia Clélia deu de presente para o Felipe, e marshmellows no espetinho:








Algumas coisas inevitavelmente acabam ficando para a última hora, como as bandeirinhas nos sanduíches - hora de apelar para a ajuda da dinda e da vovó:



No próximo post, idéias para a mesa do bolo!


Share

Claudia Rodrigues Pegoraro

Comente este Post:

19 comentários:

  1. Oi Cláudia e família,

    Primeiro, parabéns novamente para o Lipe: muita saúde, felicidades e viagens!
    Segundo, parabéns pela festa tb, ficou muito bacana! Nós ainda nunca fizemos esse tema, mas a minha filha tem um amigo filho de piloto que já fez uma variante do tema "Diogo Air Lines", com convite-cartão de embarque que ficou bem legal tb! :)
    Bjs!
    @viagempimpolhos

    ResponderExcluir
  2. Ficoulindo!! Parabéns e felicidades ao pequeno viajante

    ResponderExcluir
  3. obrigada pelos elogios, gurias! deu trabalho, mas eu tb fiquei bem feliz com o resultado - era bem o q a gente imaginava! a festinha do Lipe não poderia ter tido outro tema!

    ResponderExcluir
  4. Lindo! Parabéns!!! Queria saber onde comprou o poste com as setas para as diferentes localidades... se puder me dizer, ficaria muito agradecida. Meu email é elisarib@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elisa, como eu disse no post, foi tudo produção absolutamente caseira mesmo, o poste com as placas foi idéia da mamãe e execução do papai! É só pegar um poste de madeira, pintar de branco, fazer as setas com eucatex (o Peg cortou o eucatex com serra ticotico), imprimir em papel ofício as localidades, colar nas setas de eucatex e grampear as setas no poste. Depois coloca o poste num vaso com brita dentro para firmar. Fácil e barato, hihihihih. Se precisar de qquer outra dica, é só pedir. Se quiseres, e eu encontrar aqui, me manda um email que te envio o arquivo do word com as setas para imprimir e recortar. Mas o legal é tu mesma fazer, pq daí fazes personalizado, a gente fez com lugares que nós conhecemos juntos e colocamos no topo a cidade onde moramos, Jaguarão. Se precisar de qquer outra dica, é só escrever. O meu email é claudionil@hotmail.com, bjo e boa festa!

      Excluir
  5. Claudia, eu sou fã de vcs de carteirinha... Amo o blog, o seu face, suas viagens, a vida que leva... Tenho vcs como inspiração para minha vida. sinto não ter descoberto vcs antes na minha vida, pois, talvez muita coisa eu tinha feito diferente! Agora estou aí: para frente e avante! Beijo do tamanho da minha vontade de viajar!

    ResponderExcluir
  6. nunca é tarde para viajar! minha avó tem mais de 80 anos e foi à Disney ano passado com a irmã dela (eu tenho a quem puxar...) - dá-lhe ficha aí! e continua viajando com a gente, comentários como o teu são a razão de existir deste bloguinho! bjos

    ResponderExcluir
  7. Que festa linda!!! Adorei!!!
    Tudo fica mais especial quando a gente coloca a mão na massa, né?
    Parabéns,
    Beijis

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde... Por favor, vc poderia informar onde se consegue esses adesivos de mapas para os balões ou como foi feito... Muito obrigado

    ResponderExcluir
  9. oi! Eu achei que tinha mencionado no post...os balões são assim, eles já vêm com os mapas! Mas agora não lembro a marca...encontrei em várias lojas de produtas para festas!

    ResponderExcluir
  10. Que legal as lembrancinhas com temas de viagem e muito linda a festinha.
    Gostei dos balões, muito criativo!

    O blog está muito bom! Parabéns.

    ResponderExcluir
  11. Amei!!! Amo viajar e amo fazer decorações de mesas de festas (faço da família, qdo são em casa... Rs.). O tema ficou mega criativo e interessante!!! Parabéns!!! Mônica Xavier.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigada, Mônica!
      Alguma vez já fizesse com o tema viagens?? Manda uma foto para a gente ver!

      Bjokas,
      Claudia@pequenoviajante

      Excluir
  12. Onde encontro um mapa como esse para colocar no nosso quarto para também marcar as viagens feitas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse mapa era daqueles de colégio que eu mandei colocar numa moldura com isopor atrás! Acho que em qualquer livraria boa vende este tipo de mapa mundi!

      Excluir
  13. Olá Claudia,
    Parabéns pela festa, ficou linda!
    Estou fazendo essa decoração para a festa de 01 ano do meu bebe, mas não acho muito coisa na internet, se puder me mandar alguns links de onde vc achou agradeço!
    Bem, na verdade eu gostaria de saber onde vc comprou esses baloes, eles são lindos e tudo a ver com a festa!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fernanda, é como eu disse no post, foi tudo produção caseira mesmo!
      Os balões eu comprei prontos, eles já vêm assim, não lembro a marca...encontrei em várias lojas de produtos para festas! É de uma marca bem conhecida!
      Olha aqui: https://www.google.com.uy/search?q=bal%C3%B5es+mapa+mundi&espv=210&es_sm=93&tbm=isch&imgil=XBZFwvVwXYiwLM%253A%253Bhttps%253A%252F%252Fencrypted-tbn1.gstatic.com%252Fimages%253Fq%253Dtbn%253AANd9GcRFxQeFDpS8Q14DkWrKxdUMtlSt40J2smfKwwbJrjgUi37Wv-yl%253B312%253B355%253BT3Nv_9rMcM6LjM%253Bhttp%25253A%25252F%25252Fwww.estiloefestas.com.br%25252Fhome.asp%25253Fsecao%2525253D-2048637623%25252526categoria%2525253D1235729927%25252526subcategoria%2525253D345%25252526id%2525253D1115256903&source=iu&usg=__qno-LVXCKcvc0I9yu9YPjnKIHAk%3D&sa=X&ei=qBP1Uvj_EYi3sASmsYCgDw&ved=0CCoQ9QEwAQ&biw=1366&bih=643

      Se eu puder ajudar com outras coisas é só falar!
      Bjokas

      Excluir
  14. Cláudia, "murri" com esses balões de mapa mundi! Eu quero!!! bjs

    ResponderExcluir